Blog Inovadoor

10 diferenciais das portas de dobrar da Inovadoor!

As portas de dobrar são muito indicadas para setores como agronegócio e indústria de cereais. Confira 10 diferenciais das portas de dobrar da Inovadoor!

A linha de portas de dobrar modelo 700 foi desenvolvida para ambientes internos e externos e pode ser aplicada nos mais diversos segmentos: alimentício, metalúrgico, siderúrgico, automobilístico, farmacêutico, agronegócio e outros. 

Essa porta tem um sistema de empacotamento da lona e proporciona controle de temperatura, higiene, além de proteger o ambiente contra a ação de ventos, entrada de insetos, roedores e outras pragas. Justamente por essa característica, ela é bastante indicada para a indústria de cereais e para o agronegócio. 

A seguir, detalhamos 10 benefícios da porta de dobrar. Confira!

1 – Sistema de abertura por empacotamento

O sistema de empacotamento executa a elevação da cortina por meio da tração das cintas acopladas a um eixo de comando. Ou seja, a lona não é enrolada, mas sim “levantada” por meio das cintas.

Michel Lopes, engenheiro mecânico da Inovador, explica que o mecanismo de empacotamento ajuda na otimização do espaço do cliente. A estrutura dessa porta é mais robusta de modo que, se ela fosse enrolada, formaria um volume muito grande. “Como forma de redução de espaço, desenvolvemos esse sistema de empacotamento”.

2 – Aplicação em grandes dimensões de vãos

“Somente a porta de dobrar pode ser aplicada em grandes vãos, porque a sua lona é estruturada para isso”, comenta o engenheiro. Ele exemplifica que a porta pode ser instalada em vãos de até 15 metros de largura e 10 metros de altura e, mesmo assim, a sua estrutura suporta a ação dos ventos sem sofrer danos.

A lona é estruturada em tubos que permitem essa resistência, mesmo em grandes vãos.

3 – Modelo de porta semi autoportante

O conceito semi autoportante corresponde a uma porta cuja estrutura quase se sustenta sozinha.

A porta de dobrar tem essa característica de poder realizar parte da sua sustentação sozinha, ou seja, ela pode ser instalada sem a necessidade de muitas fixações e mesmo assim, vai se manter estável. É chamada de semi autoportante porque utiliza uma parede apenas para apoio e fixação.

“Essa característica exime a necessidade de reforços na estrutura do cliente, treliças… reduzimos o custo de reformas e adequações no prédio, porque elas não precisarão ser feitas”, destaca Michel.

Consequentemente, podemos inferir que o custo/benefício de uma porta semi autoportante acaba sendo bem mais atrativo. Além disso, ao dispensar a necessidade de reformas, também garante que a instalação aconteça mais rapidamente. 

4 – Baixa manutenção

A porta da linha de dobrar tem a característica de ser mais robusta. “É uma porta que pode ficar no tempo, pegar chuva, sofrer com a ação dos ventos e, mesmo assim, não vai estragar”, explica Michel. 

Ainda que a ação do tempo possa provocar algum desgaste visual na porta, a sua estrutura é resistente a ela. Logo, o cliente não precisa se preocupar com manutenções frequentes para que ela continue funcionando. “Os componentes mecânicos de alta resistência fazem com que essa porta tenha uma maior vida útil, sendo necessário eventualmente a manutenção preventiva”.

Essa “durabilidade” da porta pode variar um pouco de acordo com o nível de agressividade do ambiente em que ela é inserida. Mas mesmo assim, ela permanece sendo muito mais resistente do que outros modelos e, por isso, não gera manutenção. 

5 – Alta resistência a vento

As portas de dobrar da Inovador são dimensionadas de acordo com as necessidades e demandas do cliente. “Se o cliente disser que a porta precisa resistir a ventos de apenas 30 Km/h, por exemplo, ela vai atender a isso. Se o cliente, por outro lado, disser que a sua região tem histórico de ventos de até 100 Km/h, ela será adaptada para isso”, declara Michel.

O diferencial da Inovadoor, nesse quesito, é que a resistência necessária para que a porta suporte as condições de vento na região do cliente é calculada e não estimada. 

6 – Estrutura em aço carbono pós-pintado

O aço, quando exposto às intempéries, pode sofrer corrosão. E quando uma porta enferruja, além do prejuízo estético, a sua estrutura também pode ficar comprometida. A linha padrão das portas de dobrar é em aço carbono pós-pintado. 

“Essa estrutura sofre processo de galvanização e pintura eletrostática, por meio da qual a tinta penetra na porta e não descasca, deixando a estrutura metálica mais resistente contra a corrosão”, descreve o engenheiro. 

Michel explica que essa pintura eletrostática forma uma espécie de película para proteger a parte metálica da porta, evitando que o oxigênio entre em contato diretamente com ela. É isso que vai deixá-la mais segura contra a corrosão e impedir que a porta enferruje.

Esse é mais um ponto que reduz a necessidade de manutenção da porta, já que ela não vai precisar ser repintada, por exemplo. 

7 – Rápido sistema de abertura e fechamento

O padrão de velocidade de abertura e fechamento é de 0,7 a 1 m/s. “Trabalhamos caso a caso, se o cliente precisar de uma velocidade diferente dessa, podemos ajustar”, afirma Michel. Além disso, para essa porta, temos diversas possibilidades de acionamento, como o botão, controle remoto, abertura automática de acordo com aproximação da empilhadeira…

“Portas de segmentos alimentícios, por exemplo, em que não pode acontecer entrada de agentes contaminantes, normalmente trabalhamos com a automatização”.

8 – Conformidade com a NR 10

A NR 10 descreve padrões de segurança em instalações e serviços de eletricidade. Os painéis de comando das portas de dobrar seguem rigorosamente essa normativa, já como padrão da marca. Isso é essencial para manter as instalações do cliente seguras. 

9 – Sensor de tráfego/fotoelétrico

Esse é mais um importante dispositivo de segurança. “O sensor evita que a porta desça quando houver algum obstáculo no raio de trabalho dela. Seja uma pessoa, veículo ou qualquer outra coisa”, comenta Michel.

Aqui, há outro diferencial das portas da Inovadoor: ao invés de um único sensor, trabalhamos com dois, um do lado interno e outro do lado externo. Isso reforça a prevenção de acidentes.

10 – Motoredutor SEW e encoder absoluto

A SEW é a melhor fabricante de motores do mundo e todas as portas da Inovadoor utilizam apenas eles. O encoder diretamente acoplado ao motor monitora a posição de abertura e fechamento da porta, comunicando-se com os sensores e com qualquer tipo de acionamento.

“É um diferencial por ser um item eletrônico, muito mais tecnológico e inteligente do que outros dispositivos”.

Além de todas essas características, a porta de dobrar ainda pode ser customizada de diversas maneiras para atender às suas necessidades. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais. 

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter