Blog Inovadoor

Portas rápidas para indústria farmacêutica: qual a importância?

Você sabe qual a importância das portas rápidas para a indústria farmacêutica?

Partindo do consenso de que ambientes industriais, sobretudo indústrias farmacêuticas, laboratórios e outros ambientes controlados requerem condições específicas de refrigeração e armazenamento, as portas rápidas fabricadas para esse tipo de ambiente são essenciais.

Todos esses espaços se enquadram no que chamamos de sala limpa. Na prática, sala limpa é um termo que se refere às salas especiais, com ambiente extremamente controlado para evitar qualquer tipo de contaminação com partículas do ar ou perdas de temperatura.

Existem portas rápidas fabricadas especialmente com esse intuito. Em tempos nos quais a pauta mundial é tomada por assuntos sobre “como armazenar vacinas contra covid-19?” ou “qual é a temperatura ideal para armazenar as vacinas da covid?” Entender quais são os equipamentos que ajudam a compor um ambiente propício para preservar medicamentos, cosméticos e produtos semelhantes é fundamental.

Nas próximas linhas vamos explicar o que são as portas rápidas, quais são as normas da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) para armazenagem de vacinas e remédios nas salas limpas e muito mais. Continue lendo!

Portas rápidas para salas limpas: modelos ideais

Considerando que as salas limpas são ambientes com várias exigências, as portas rápidas mais indicadas para estes ambientes são portas com alto potencial de vedação, além da velocidade de abertura e fechamento ideal para esses espaços e comandos inteligentes para manter o armazenamento eficiente.

A porta 601 Isoclean, por exemplo, é uma porta projetada especialmente para proteger estes espaços contra qualquer tipo de microorganismo, biofilmes, entre outras impurezas que prejudicam os medicamentos, produtos ou até mesmo vacinas.

Em geral, as portas da Inovadoor são projetadas para atender ambientes industriais controlados que se destacam por algumas características e vantagens listadas abaixo. Veja:

Vedação 100% eficiente

Em qualquer cenário no qual o controle de temperatura é premissa básica, contar com portas que atendem os critérios de vedação é fundamental. No caso das portas da Inovadoor indicadas para a indústria, a garantia da vedação é de 100%. Sabe por quê?

  • Nas portas, a instalação de barreiras físicas por meio da vedação é feita na lateral, na parte de cima e na parte de baixo;
  • A porta suporta a pressão do ambiente, mas é projetada para evitar quaisquer impurezas;
  • A configuração das portas evita troca de calor entre os ambientes internos e externos;
  • No caso do modelo 601 Isoclean, a velocidade de abertura e fechamento das portas varia entre  0,8 e 1,0 m/s. Isso só reforça a qualidade da vedação.

Além da vedação preservar a qualidade do produto, vale ressaltar que  esse controle também é excelente em termos de economia de energia e redução das perdas de temperatura.

Evitar a contaminação é prioridade

Condições inadequadas de armazenamento de medicamentos, vacinas ou produtos das indústrias farmacêuticas podem render a contaminação não só de um produto e sim de lotes inteiros. Com isso, as perdas são inúmeras em diferentes áreas: financeiro, produção e controle de qualidade do produto.

A contaminação de um lote de vacinas e medicamentos ainda oferece um risco muito maior: o risco à vida. Portanto, as portas da Inovadoor são fáceis de limpar, não acumulam sujeira e são fabricadas para  reduzir a contaminação.  A combinação da velocidade das portas com os materiais de PVC e aço galvanizado no acabamento trazem benefícios como:

  • Maior resistência à corrosão;
  • Menor chance de enferrujamento;
  • Facilidade para limpeza e conservação  da higienização.

Comandos inteligentes e capacidade de auto reparo

 Todas as portas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada indústria farmacêutica e seus respectivos produtos. Portas da Inovadoor como as seccionais, por exemplo, são construídas por painéis que são ligados aos dispositivos de dobradiça e articulação da porta.

Os comandos inteligentes, por sua vez, são sensores que trazem mais segurança, controle do tempo de fechamento automático, entre outras características. As portas são auto reparáveis, ou seja,  em caso de qualquer batida ou incidente, não é necessário acionar um apoio técnico para consertar. Apenas é preciso acionar a abertura da porta para que ela volte ao normal.

Importância das portas rápidas para armazenar remédios e vacinas: obrigatoriedades da ANVISA

Por meio da resolução-RDC nº 304, a ANVISA estabeleceu uma série de obrigatoriedades e critérios de armazenagem de medicamentos e vacinas. Entre as Boas Práticas de Armazenagem (BPA), é importante destacar que há um conjunto de estratégias que devem ser executadas simultaneamente para garantir a qualidade do medicamento e não adulterar nenhuma propriedade.

A qualidade envolve o processo de distribuição e armazenagem e, portanto, além da qualidade na armazenagem e conservação dos produtos em condições adequadas. Segundo diretrizes que estabelecem a refrigeração de insumos, isso é bastante variável, podendo ser o caso de temperaturas negativas ou de +2º a 8º). No caso de uma das vacinas da covid-19, a refrigeração indicada é de -70º, por exemplo. Além disso, é necessário considerar aspectos como:

  • Manuseio;
  • Transporte;
  • Controle do ambiente com testes microbiológicos para evitar contaminação e muito  mais!

Conte com a Inovadoor

Na Inovador, acreditamos que a proteção começa na escolha das portas e valorizamos todo o processo de armazenagem de medicamentos, insumos e vacinas, tendo como missão a máxima qualidade de produção.

Orgulhosamente, a Inovadoor é a empresa número 1 na fabricação de portas industriais seguras do Brasil.

Ainda com dúvidas o assunto? Clique aqui e fale com nossos especialistas!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter