Blog Inovadoor

Porta para frigorífico: rápida ou de correr? 5 fatos para avaliar!

Porta para frigorifico: porta rápida, porta de correr manual ou porta manual? Qual é mais vantajosa para um frigorífico? Se você chegou até esse artigo, continue lendo até o final e entenda as principais características destes modelos e suas respectivas aplicações em câmaras frias, supermercados, depósitos industriais e outros ambientes.

O principal destaque das portas rápidas, no caso da Inovadoor, é a combinação de segurança, economia, agilidade e excelente produtividade tanto para a rotina dos colaboradores da linha de produção quanto para os próprios equipamentos.

Geralmente, portas manuais como a porta de correr manual, por exemplo, são bastante utilizadas em estabelecimentos comerciais, como pequenos supermercados, açougues ou frigoríficos menores e construídos há mais tempo. Contudo, quando há qualquer batida e/ou acidente, são portas que precisam ser substituídas e isso pode gerar uma série de adaptações na linha de produção.

Nas próximas linhas, você vai entender as principais diferenças de porta para frigorifico entre uma porta rápida e uma porta de correr manual além das portas manuais. 

Benefícios das portas rápidas

As portas rápidas da Inovadoor atendem às exigências das principais NRs de segurança da ABNT, como a NR 36 (leia aqui conteúdo sobre câmaras frias e a NR 36), e são projetadas para garantir maior agilidade, eficiência e segurança nos ambientes industriais, galpões e nas redes atacadistas, por exemplo.

Na dúvida sobre os benefícios práticos das portas rápidas? Listamos as principais vantagens abaixo. Mas antes, confira no vídeo um comparativo entre os dois modelos de portas aplicados na prática:

1. Mais agilidade

As portas rápidas são mais ágeis e são acionadas a partir de um sistema automatizado e inteligente que controla a velocidade do sistema de abertura, proporcionando rapidez e segurança para os operadores ao mesmo tempo. O resultado? Uma porta para frigorifico com maior produtividade no trabalho e otimização do tempo dos funcionários, além da economia.

Em locais nos quais, as portas manuais exigem maior esforço da equipe para abrir e fechar durante o dia, o tempo gasto para realizar essa atividade é muito maior e, no caso de ambientes como câmaras frigoríficas, há muita perda de temperatura e desperdício de energia elétrica.

Sem contar que são extremamente pesadas e exigem maior habilidade na sua abertura e fechamento. O que normalmente ocasiona num tempo maior da porta aberta, permitindo uma grande infiltração de ar e troca de temperatura.

2. Porta rápida = melhor produtividade do ambiente

Além de proteger os equipamentos, trazer mais economia e facilidade para o dia a dia, uma porta rápida ajuda a melhorar a produtividade da rotina de trabalho. Já parou para pensar no fluxo de trabalho de um depósito de supermercado? 

As mercadorias precisam chegar e serem transportadas para outros ambientes rapidamente e várias vezes ao dia, as pessoas circulam o tempo todo no ambiente e a logística requer esforços em termos de organização da equipe, suporte para o peso das mercadorias e muito mais.

As pessoas não possuem muito tempo para abrir e fechar as portas manuais neste cenário. Portanto, as portas rápidas são muito mais eficazes neste aspecto e evitam que os operadores mantenham a porta manual aberta para facilitar o acesso ao ambiente.

3. A vedação é mais eficiente com a porta rápida

Abrir e fechar as portas manuais, seja esta uma porta de correr manual ou outro modelo, pode gerar prejuízo em tempo e dinheiro para o seu estabelecimento. Sabe por quê? Por que esse tipo de porta para frigorifico causa infiltrações, perdas de temperatura e trocas térmicas desnecessárias, além da redução da qualidade do produto que fica mais exposto ao calor, impurezas e outros fatores.

Com uma porta rápida de enrolar da Inovadoor, o sistema de vedação é muito mais eficiente devido aos seguintes diferenciais:

  • As portas rápidas são confeccionadas em lona de altíssima qualidade;
  • Todas as portas rápidas da Inovadoor linha fria contam com um sistema que suportam temperaturas extremamente baixas;
  • Algumas portas da linha fria possuem aquecimento em todo perímetro do vão, evitando o congelamento das extremidades e operando perfeitamente em qualquer condição;
  • A vedação é muito mais segura e a economia na fatura de energia elétrica por conta dessa configuração pode chegar até 30%.

4. A manutenção da porta rápida é simples

Na linha de produção, o ditado popular que diz que tempo é dinheiro faz muito sentido. Quando uma porta manual de correr estraga, precisa de manutenção, o padrão nestes casos é acionar uma empresa especializada em manutenção de porta para frigorifico e no caso de alguns ambientes, isso significa produção parada.

Evite paradas industriais indesejadas. Ao optar pela porta rápida de enrolar, você contará as vantagens práticas do sistema de auto reparo. Ou seja, caso haja alguma batida ou colisão, é possível usar os sensores automáticos para que a porta volte ao normal sem intervenção externa.

Uma porta rápida modelo 618 N GII, bastante usada em câmaras frigoríficas congeladas, por exemplo, é bastante resistente e suporta em média 240 ciclos de abertura e fechamento por hora. Em caso de colisão, a lona da porta volta às guias de forma totalmente automática.  Em resumo: ao contrário das portas manuais, uma porta automática apresenta menos custo e mais produtividade para você e seu negócio.

5. Faltou luz? Uma porta automática tem um plano B

No caso da falta de luz, muitas pessoas podem acreditar que as portas manuais são muito melhores. De fato, esse tipo de porta pode apresentar essa vantagem. Porém, as portas automáticas são produzidas de forma inteligente. 

Em caso de falta de luz, é possível desacoplar o motor redutor de forma simples e prática e dar continuidade na operação de forma manual.

Conte com Inovadoor

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre a porta rápida e portas manuais, conte conosco. A Inovadoor é uma empresa pioneira em fabricação de portas no Brasil e oferece soluções em portas automáticas de enrolar, dobrar e portas automáticas na linha frio para atendimento de câmaras frigoríficas.

Dúvidas sobre o assunto ou quer saber mais sobre os produtos? Clique aqui e solicite já seu orçamento!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter