Blog Inovadoor

NR 10: a importância da norma para as portas industriais

Conheça a NR 10 e sua relação com as portas industriais da Inovadoor para garantir a segurança das pessoas!

A aplicação da NR 10 é uma medida obrigatória na fabricação de portas industriais e de qualquer produto que tenha composição elétrica. Por esse motivo, é muito importante entender os impactos desta Norma Regulamentadora e a relevância de optar por parcerias com empresas que seguem essa normativa.

Um dos objetivos centrais da NR 10 é estabelecer as condições de segurança e saúde dos trabalhadores que interagem de forma direta ou indireta com equipamentos de instalações elétricas e/ou máquinas que tenham componentes elétricos.

Nas próximas linhas, vamos discorrer sobre a importância da produção de portas industriais de acordo com essas regras e como funciona o processo de produção da Inovadoor, tanto em portas rápidas como nos demais modelos de portas. Continue lendo e saiba mais!

O que é NR 10?

A NR 10 é uma norma regulamentadora que funciona em conjunto com outras estratégias e requisitos que visam a segurança do trabalho. Ao longo dos anos ela foi aperfeiçoada, mas em resumo, a proposta dessa norma é auxiliar na redução dos altos índices de acidentes de trabalho nas instalações elétricas, sejam estas compostas por equipamentos, estruturas operacionais ou portas industriais, por exemplo.

Geralmente, essa norma soma com as normas internacionais e os principais destaques e orientações para sua aplicação são: criação de medidas protetivas de proteção individual e coletiva, sinalização de alertas de segurança e emergência, proteção contra incêndios, explosões e riscos em projetos de construção, montagem, operação e manutenção.

Ações da Inovadoor na aplicação da NR 10 para portas e processos operacionais

Prezar pela segurança e saúde dos funcionários, operadores e visitantes de estabelecimentos é um compromisso levado a sério pela Inovadoor. Por isso, a empresa segue à risca as normativas de segurança, desde a fabricação das portas industriais até a realização de ações educativas e de suporte para os clientes. 

Separamos alguns dos cuidados da Inovadoor que estão relacionados à NR 10 no cenário de portas industriais. Confira!

1. Sinalização de elementos protetores

Nas portas da Inovadoor há sinalização quanto as condições de operação evidenciados nos botões de acionamento, disjuntores, sinaleiros entre outros como também possui sinalizações de advertências quanto a riscos elétricos envolvidos no equipamento, conforme a NR10 exige.

2. Botão de emergência

O botão de emergência é um dispositivo de segurança que pode ser acionado para interromper instantaneamente o movimento da porta, é importante utiliza-lo em situações de risco e pode evitar acidentes.

Importante: enquanto o botão de emergência estiver ativado, outros dispositivos como sensores de laço indutivo de veículos (looping) e radares de movimento não funcionam. 

Dependendo dos adicionais da porta, os operadores também podem acionar o pingente (cordão ligado ao acionamento da porta) ou controle remoto.

3. Sensores fotoelétricos de segurança

Todos os dispositivos elétricos das portas como chaves seccionadoras, disjuntores, DRs, fusíveis entre outros são cuidadosamente projetados e montados com foco em desempenho e segurança.

Dentre eles, um dos destaques da Inovadoor são os sensores elétricos de trafego . Na rotina de trabalho, esses sensores impedem o fechamento ou mesmo enviam sinais para o controlador mudar o sentido do motor e voltar a abrir a porta quando detectam objetos em seu raio de atuação. Ficam instalados nas colunas das portas a cerca de 500mm do piso e são importantes para evitar risco de choque mecânico durante a circulação de pessoas ou veículos sob a porta.

4. Quadro de comando fabricado dentro da NR 10

Uma das peças mais importantes que impulsionam o funcionamento das portas industriais e que seguem todas as orientações da NR 10 é o quadro de comando elétrico. O quadro é basicamente o “coração” elétrico da porta. 

Afinal, é por meio dele que todos os acessórios da porta funcionam e que todo o sistema de acionamento elétrico é controlado. Além de prezar por materiais seguros e de qualidade na produção deste mecanismo, a Inovadoor também tem o cuidado de sinalizar as medidas preventivas para os operadores.

O quadro de comando possui disjuntores de proteção contra curto circuito, disjuntores de proteção residual contra eventuais choques elétricos além de dispositivo para seccionamento elétrico geral da porta com porta cadeado essencial para impedimento de reenergização conforme as exigências da norma.

5. Sinalização dos limites da porta

Todo cuidado é pouco quando a missão é proteger a vida e evitar acidentes de trabalho. Por isso, a sinalização dos limites da porta por meio de dispositivos de segurança é uma ação realizada pela Inovador. 

6. Fornecimento de manuais de operação

Todo operador precisa compreender o funcionamento da porta, seus dispositivos, o funcionamento de seus diagramas elétricos e componentes. Por isso, a Inovadoor dispõe de  manuais de operação que reúnem  todas as informações técnicas que são necessárias para manutenção, ativação, desativação e situações emergenciais.

Leia também: como aplicar a NR 36 para evitar acidentes na câmara fria

Aplicação da NR 10, com gestão de riscos e avaliação personalizada

Existem outras dezenas de ações que são praticadas para garantir a aplicação da NR 10 na fabricação e na instalação das portas dentro da Inovadoor. 

Resumidamente, o passo a passo seguido pelas equipes técnicas na realização de cada projeto integra mais de um setor já que é preciso dar atenção para as etapas de instalação, construção, montagem e manutenção das portas.

Fazem parte destas etapas:

  • Avaliação das conexões de aterramento do local de instalação da porta;
  • Avaliação de riscos e gestão de estratégias para reduzi-los;
  • Conferência do uso de EPis e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) durante todas as fases da operação;
  • Bloqueio da área de manutenção quando necessário (para instalação e ajustes na porta);
  • Conferência de ferramentas adequadas para instalação da porta;
  • Desenergização de equipamentos para evitar choques e acidentes fatais;
  • Diálogo com setores de produção e segurança do trabalho antes de instalar a porta requisitada;
  • Na hora da instalação: reforço da supervisão do processo por profissional autorizado.

Por que cumprir a NR 10?

Mais do que simplesmente seguir uma “regra”, por motivos de punição e/ou multa, é indispensável seguir as obrigatoriedades da NR 10 para garantir a segurança e a integridade das pessoas, protegendo a vida e criando um ambiente mais seguro.

Da definição das conexões de aterramento seguras aos cuidados em situações de instalação, emergência e manutenção das portas até a criação e compartilhamento de projetos de segurança sobre as instalações elétricas e seus respectivos equipamentos que regem a operação, cumprir a NR 10 é questão de ética, compromisso social e seriedade.

Com dúvidas sobre assunto? Converse com os especialistas da Inovadoor!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter