Blog Inovadoor

Segurança da armazenagem logística: entenda a importância!

Por que é importante cuidar da armazenagem logística? Quais são os impactos do setor em uma empresa? Leia mais e descubra tudo sobre o assunto!

Manter um padrão de qualidade na segurança da armazenagem logística é uma necessidade latente de indústrias, centros de distribuição e armazéns e depósitos logísticos. Não é à toa que o setor logístico é considerado um dos mais estratégicos de qualquer empresa, independente do nicho de atuação, do porte ou da complexidade de operação

Sem uma gestão logística de qualidade, uma empresa definitivamente não cresce a longo prazo. Imagine a rotina de uma indústria alimentícia. Para que o processo seja eficiente desde o recebimento da matéria prima até o transporte do produto para os distribuidores e prateleiras de mercado, muitos setores são envolvidos, certo? Logo, se a logística falha em uma das etapas de produção, toda  a empresa é prejudicada.

As falhas na operação podem surgir em decorrência de diversos problemas e a falta de um processo de qualidade na segurança da armazenagem logística é um fator que pode impactar muito na cadeia produtiva de uma empresa tanto em segurança, elevação do custo de produção, entre outros fatores.

Nas próximas linhas, vamos discorrer sobre os pontos mais importantes sobre este assunto. Quer saber mais? Continue lendo!

Armazenagem logística: o que é?

Como o próprio nome sugere, a armazenagem logística é uma atividade relacionada à organização do estoque e distribuição de produtos fabricados por uma empresa. 

Dentro de uma operação, é um setor de extrema importância,  pois sem um ambiente seguro e adequado para armazenar as mercadorias que serão distribuídas aos distribuidores (e, consequentemente, clientes finais), toda a operação do negócio é prejudicada. 

Uma má gestão na armazenagem logística gera diversos problemas para uma empresa. Listamos alguns:

  • Falhas operacionais;
  • Desperdício de produtos que eventualmente podem ser danificados;
  • Ineficiência no controle do estoque;
  • Atrasos na entrega e distribuição de mercadorias;
  • Aumento nos custos da operação;
  • Prejuízos financeiros.

Se você gerencia uma empresa, certamente essa lista de problemas faz parte dos seus piores pesadelos, certo?  Para evitá-los, é importante compreender quais são os principais motivos que afetam a gestão logística da sua operação. 

O que prejudica a eficiência da armazenagem logística?

Não existe armazenagem logística segura sem um processo de gestão muito bem elaborado. Especialistas no assunto destacam, inclusive, que o conceito de logística não só contempla a armazenagem e distribuição das mercadorias, como também todos os departamentos que estão relacionados ao setor.

Em outras palavras, a ausência de uma estratégia integrada na operação logística é um gatilho para os erros que vão surgindo durante as etapas deste processo. A seguir, selecionamos  alguns dos fatores prejudiciais na gestão logística de um negócio. Confira!

1. Falta de estrutura adequada nos centros logísticos

Uma infraestrutura de baixa qualidade prejudica muito a qualidade do processo de armazenagem dentro de um centro logístico. Neste contexto, um exemplo muito prático é o de um ambiente de armazenagem frigorífica. Sabe por quê?

Nestes espaços, a falta de equipamentos que conservam as condições de temperatura e geram benefícios para operação, considerando as especificidades no gasto de energia do ambiente, pode elevar muito os gastos da operação.

Um detalhe que faz toda a diferença para evitar esse problema e manter a temperatura adequada nos frigoríficos é a porta escolhida para fazer parte deste espaço. Ao contrário das portas manuais (também conhecidas como portas de correr), uma porta rápida é muito mais indicada por garantir maior vedação, produtividade e segurança para os funcionários que transitam pelo local. 

Saiba mais: porta para frigorifico: rápida ou de correr? 5 fatos para avaliar!

2. Ausência de medidas de segurança no trabalho na operação

Todos os ambientes industriais precisam, obrigatoriamente, atender às normas vigentes do Ministério do Trabalho para garantir um ambiente seguro para seus funcionários. No caso de um centro logístico, o cuidado deve ser redobrado, afinal, os índices de acidentes envolvendo operadores de empilhadeiras e/ou  outras máquinas usadas para o transporte de mercadorias são alarmantes.

Ao negligenciar medidas de segurança nestes ambientes, sua empresa coloca em risco a vida das pessoas e pode ser prejudicada de muitas maneiras. São elas:

  • Multas por descumprimento da lei;
  • Prejuízos financeiros e materiais: afinal, as colisões dentro de uma operação podem avariar as mercadorias e você precisa gastar com o conserto das máquinas;
  • Responsabilização por acidentes de trabalho, encargos com afastamento dos operadores e muito mais!

Além de tudo isso, sua empresa ficará manchada no mercado por não se preocupar com a proteção das pessoas que são essenciais para o negócio girar. Fica a dica!

3. Falta de planejamento estratégico

O gerenciamento da armazenagem logística requer um planejamento estratégico que considera todos os setores envolvidos, bem como as condições e recursos da empresa. Para cada negócio, as demandas podem ser muito particulares, mas de forma geral, há pontos que devem ser avaliados com muita atenção para melhorar esse processo. São eles:

  • Para implementar estratégias de melhoria, envolva todos os setores que influenciam o processo logístico;
  • Invista em análise de risco para identificar problemas que afetam a segurança, conservação de produtos, qualidade do estoque, entre outros aspectos importantes;
  • Avalie as condições necessárias (espaço, equipamentos e recursos) para equipar o centro logístico considerando a qualidade do produto e o compromisso com uma entrega satisfatória.

Sem mapear os riscos e oportunidades de melhoria na gestão logística do seu negócio, você nunca terá uma operação produtiva e satisfatória. Isso significa perder tempo, dinheiro, clientes e perder oportunidades de mercado para a concorrência.

Não é à toa que as empresas que mais lucram no mundo investem pesado na qualidade e segurança da armazenagem logística. A Amazon, por exemplo, é uma das cinco maiores empresas de tecnologia no mundo e um dos pilares do negócio é o investimento pesado em segurança logística.

Dicas para melhorar a armazenagem logística do seu negócio

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de uma boa gestão de processos para a segurança da armazenagem logística e como esse setor está ligado ao sucesso do seu negócio, é hora de investir em melhorias na sua operação. 

A equipe da Inovadoor tem prazer em ser parceira de muitas empresas deste segmento e, pensando nisso, separamos algumas dicas para inspirar essa jornada!

1. Invista na estrutura do centro logístico

Armazenar produtos de forma adequada significa atender os requisitos de qualidade do setor, entregar boas mercadorias para os clientes e tornar-se uma autoridade do seu nicho de atuação. Isso só é possível quando a operação é produtiva e investir na estrutura do centro logístico é fundamental.

Ao investir em soluções que protegem máquinas, equipamentos e pessoas (as portas da Inovadoor e barreiras de proteção flexíveis da Onflex são um exemplo), você cria um ambiente organizado e isso evita problemas operacionais como acidentes, danos às mercadorias por conta de colisões, paradas industriais não previstas, entre outros.

A consequência: maior produtividade do negócio!

2. Faça um mapeamento de riscos com um olhar multidisciplinar

Um negócio de sucesso requer integração da equipe. Para uma gestão logística de sucesso, isso deve ser levado muito a sério, afinal, para produzir e distribuir mercadorias, todos os setores devem estar alinhados.

Buscar ajuda de especialistas que te ajudem a mapear os riscos, entender os desafios e desenhar soluções coletivas é uma alternativa muito interessante para melhorar os processos. Afinal, as falhas logísticas podem nascer de um problema na hora de transportar uma caixa ou da falta de cuidado na hora de conservar o produto devido à compra de um equipamento que não atendia a necessidade do centro logístico.

Neste exemplo, no mínimo, os setores de compra, operação e qualidade e manutenção estão envolvidos. Por isso, mapear os riscos de acordo com a rotina da empresa é um dos melhores caminhos para propor soluções.

3. Invista em treinamentos e qualificações para sua equipe

Empilhadeiras, transpaleteiras e outras máquinas são imprescindíveis em uma operação logística e quem opera esses equipamentos também. Por isso, vale muito a pena investir em qualificação para sua equipe.

Além dos cursos mais técnicos, é importante que todos os envolvidos nesta rotina saibam  sobre o porquê é fundamental o uso de EPIs, a atenção e cuidados no transporte de carga, os impactos positivos na organização de mercadorias, a importância do controle do estoque e os impactos que a armazenagem logística pode trazer para a empresa inteira.

Conte com a Inovadoor

A Inovadoor é referência nacional na fabricação de portas industriais no Brasil e conta com um portfólio de produtos que melhoram a segurança, eficiência e produtividade dos setores industriais. No ambiente logístico, a Inovadoor tem parcerias com redes atacadistas, indústrias, frigoríficos, depósitos e muito mais.

Gostou do conteúdo e quer melhorar a estrutura do seu centro logístico? Fale com nossos especialistas!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter