Blog Inovadoor

Controle de temperatura e umidade na indústria: tudo o que você precisa saber

Dúvidas sobre o controle de temperatura e umidade na indústria? Leia esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O rigor no controle de temperatura e umidade é uma obrigatoriedade para os ambientes industriais, principalmente para o setor alimentício e farmacêutico. Sem esses cuidados, a qualidade dos produtos fica comprometida e, consequentemente, as indústrias passam a ter prejuízos na operação.

Uma indústria farmacêutica que não conta com um bom sistema  de controle de temperatura e umidade na fabricação de remédios, não pode assegurar que os medicamentos se encaixam nos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos sanitários. O mais provável nesta situação é que a indústria tenha lotes inteiros de medicamentos contaminados pelo ambiente, com composição alterada e por isso, altamente prejudicial para os consumidores.

Na indústria frio alimentar, situações semelhantes podem ocorrer, já que controlar a temperatura dos alimentos é imprescindível para mantê-los conservados e livres de microorganismos que se multiplicam no calor, estragando-os com mais facilidade.

Em resumo: a falta de controle de temperatura e umidade é um problema bastante sério nos ambientes industriais, mas felizmente, existem ações preventivas que podem ser realizadas. Quer saber mais sobre o assunto? A equipe da Inovadoor elaborou este artigo para você. Continue lendo e saiba mais!

Controle de temperatura e umidade: por que é importante?

Fazer o controle de temperatura e umidade nas indústrias é fundamental para garantir a qualidade dos produtos fabricados, evitando contaminações e mantendo a operação produtiva e eficiente.

Em ambientes refrigerados como as câmaras frias, por exemplo, a falta de controle de temperatura e umidade pode prejudicar a produção, tanto na deterioração de produtos quanto em outros processos que são necessários para assegurar a qualidade do trabalho. 

Nos tópicos abaixo, discorremos sobre o porquê é importante criar e manter sistemas de controle de temperatura e umidade na indústria.

Manter o controle de temperatura e umidade previne gastos excessivos

Esquecer uma geladeira comum aberta já é um sinal de alerta quando o assunto envolve gasto de energia e risco de deterioração de alimentos. Imagine o mesmo descuido em uma câmara fria ou ambiente refrigerado. Certamente, os prejuízos serão multiplicados.

Segundo especialistas, as trocas de calor entre os ambientes internos e as áreas refrigeradas sobrecarregam o sistema de refrigeração, elevando o consumo energético e, consequentemente, afetando o baixo desempenho dos equipamentos.

Ou seja, manter o controle de temperatura e umidade nos ambientes refrigerados é uma ação preventiva que previne gastos excessivos e traz benefícios na produtividade e na qualidade das operações industriais que funcionam em condições específicas. Fica a dica!

Controlar a temperatura e umidade é uma obrigatoriedade exigida pelos órgãos sanitários

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável pelo controle sanitário dos mais diversos produtos e serviços. Em relação às indústrias que fabricam alimentos, cosméticos e remédios, a Anvisa tem exigências criteriosas para avaliar a produção.

No caso da indústria de medicamentos, a RDC nº304/2019 é pautada em uma série de requisitos que compõem as Boas Práticas de distribuição, armazenagem e transporte de remédios. No documento, há uma série de recomendações que envolvem o controle de temperatura e umidade em diferentes etapas da produção. Abaixo, destacamos os principais pontos da resolução sobre as instalações de armazenagem:

  • Todas as áreas de armazenagem (ambientes controlados, estoques, entre outros) devem ser equipadas com instrumentos que permitem o controle e monitoramento da temperatura e umidade exigidas;
  • No caso dos medicamentos termolábeis (mais sensíveis às variações térmicas), é necessário criar estratégias para reduzir a exposição dos lotes ao calor e a temperatura ambiente;
  • É recomendado construir áreas refrigeradas próximas às áreas de recebimento e expedição;
  • É indispensável monitorar o controle de temperatura durante todo o processo de armazenagem e transporte de maneira contínua.

O controle de temperatura e umidade também é fundamental nas indústrias alimentícias e nos estabelecimentos que trabalham com alimentos de forma geral. A segurança alimentar e a prevenção contra as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) — que matam cerca de 600 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) — depende desses e outros cuidados.

De acordo com as resoluções da Anvisa, a forma de controlar a temperatura do ambiente varia conforme as condições dos alimentos. Resumidamente, três categorias se destacam: os alimentos cozidos, que devem ser mantidos quentes para consumo; a comida congelada que precisa de refrigeração adequada e os alimentos de origem animal (carnes e derivados) que requerem vários tratamentos térmicos para reduzir a alta carga microbiana, além da conservação para consumo.

Um ambiente adequado reflete no controle de qualidade da produção

Independente do nicho, uma indústria que preza pela qualidade dos seus produtos segue as normativas dos órgãos sanitários e investe em cuidados, treinamentos, equipamentos e ações de controle de temperatura e umidade, além do monitoramento dessas condições.

Mais uma vez, vale destacar que não cumprir essas obrigatoriedades prejudica a operação industrial, trazendo perdas financeiras, riscos à vida dos consumidores, perda de credibilidade no mercado e outros prejuízos. Fica a dica!

Como melhorar o controle da temperatura e umidade nas instalações industriais?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de manter os ambientes industriais com um padrão alto de controle de temperatura, umidade e higiene, é provável que esteja pensando em como melhorar essa situação no seu negócio, certo?

Separamos algumas dicas para ajudar neste processo. Veja!

1. Em ambientes controlados, invista em portas rápidas

A falha na vedação dos ambientes controlados ou que requerem maior atenção às variações térmicas é a principal ligada ao controle de temperatura e umidade ineficaz para a indústria. Felizmente, é possível evitar esse problema de forma bem simples: investindo na infraestrutura do ambiente, com portas e equipamentos com garantia de vedação.

Ao contrário das portas manuais, as portas rápidas e automáticas da Inovadoor são indicadas para essas áreas, por apresentarem diferenciais como:

  • Vedação 100% (na lateral, nas bordas inferiores e superiores);
  • Componentes que garantem que a porta tenha suporte em relação da pressão do ambiente;
  • Configuração projetada para evitar a troca de calor entre os lados de dentro/fora do ambiente;
  • Sistema de abertura e fechamento mais ágil, garantindo melhor vedação.

2. Invista em equipamentos específicos para áreas refrigeradas

Além dos refrigeradores, umidificadores, instrumentos de controle e monitoramento de temperatura, invista em soluções para áreas frias. Novamente, é importante ressaltar que a Inovadoor conta com uma linha de soluções e portas rápidas para atender indústrias e câmaras frigoríficas.

Além de assegurar qualidade nas mercadorias armazenadas e produzidas, as portas rápidas projetadas para a linha fria da Inovadoor são aquecidas em todo o perímetro do vão evitando o congelamento da porta e são projetadas para garantir melhor vedação, garantindo assim eficiência energética e reduzindo até 30% na conta de energia em relação às portas manuais (que abrem e fecham toda hora, favorecendo as trocas térmicas).

3. Aposte em treinamentos e capacitações para operadores

Apostar em treinamentos e cursos para funcionários é muito importante para melhorar a qualidade dos processos.

Manter um controle de temperatura e umidade adequado nas fábricas é uma missão complexa, mas proporcionar capacitações sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Anvisa adaptadas às demandas da indústria é um grande passo para que todos entendam o porquê é importante tomar cuidado no manuseio e armazenagem de produtos, além das outras atividades de rotina ligadas ao controle de temperatura e umidade.

Conheça a Inovadoor

A Inovadoor é uma empresa pioneira na fabricação de portas industriais seguras do Brasil, com ampla experiência no segmento industrial. Além de portas especiais para armazenagem frigorífica, a Inovadoor conta com uma série de soluções para ambientes refrigerados, com ênfase nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, câmaras frigoríficas, redes atacadistas, entre outros negócios.

Ainda com dúvidas sobre controle de temperatura e umidade na indústria? Fale com nossos especialistas!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter