Blog Inovadoor

Portas industriais da Inovadoor conquistam a América Latina

Inovadoor se destaca no cenário internacional e leva portas industriais para grandes empresas da Bolívia. Saiba mais!

Você sabia que as portas industriais da Inovadoor estão presentes em indústrias renomadas da América do Sul? Neste artigo, vamos discorrer sobre dois dos principais projetos realizados em solo latinoamericano e seus resultados.

O primeiro case refere-se à revitalização da Granja Avícola Sofia, uma indústria alimentícia com sedes na Bolívia (Santa Cruz de La Sierra e La Paz) e uma unidade atendida pela Inovadoor em Salta, na Argentina. O segundo projeto foi realizado na Terbol S.A  — uma indústria especializada em produtos farmacêuticos.

Nos dois casos, a Inovadoor instalou portas industriais visando trazer mais modernização, produtividade e segurança para as operações industriais. Continue lendo e saiba mais sobre os projetos!

Granja Avícola Sofia: das portas rápidas à modernização completa

Entre os anos de 2015 e 2019, os especialistas da Inovadoor atenderam um dos maiores desafios que a sede da Granja Avícola Sofia já enfrentou para se posicionar no mercado em um momento de expansão das suas atividades.

A Avícola é considerada uma das principais indústrias bolivianas no setor alimentício e está no mercado desde 1976. Durante muitos anos, o carro-chefe da empresa foi a avicultura e com o crescimento da companhia, a granja passou a fabricar congelados. Por isso, houve a necessidade de criar um Centro de Distribuição em 2015 para atender às novas demandas da operação.

Inicialmente, a estrutura operacional do centro de distribuição  da granja era equipada com portas industriais europeias que, na prática, exigiam grandes investimentos em manutenção (tanto no trabalho operacional quanto na parte financeira). 

Soluções aplicadas pela Inovadoor na Avícola Sofia

Ao identificar as desvantagens das portas industriais europeias em relação ao custo-benefício, produtividade e desempenho, os proprietários da Avícola Sofia decidiram substituir as portas industriais e começaram a buscar alternativas. 

O contato com a Inovadoor ocorreu por intermédio de engenheiros que trabalhavam em Santa Cruz de La Sierra e representantes das portas industriais da marca alocados no município de Joinville, em Santa Catarina, no Brasil. Confira todas as etapas do projeto abaixo!

Etapa 1 – O raio x do problema

A principal reclamação das portas industriais instaladas na Avícola era a dificuldade de manutenção e os constantes problemas técnicos no produto. 

Etapa 2 – Instalação de portas industriais da Inovadoor para teste

Com o objetivo de modernizar o ambiente de trabalho da granja, a Inovadoor instalou portas industriais especialmente projetadas para a indústria alimentícia. Houve uma fase intensa de acompanhamento da operação para identificar as melhorias na operação e após algumas análises, os especialistas da Inovadoor chegaram a uma proposta ainda melhor e mais compatível com a realidade da operação: a porta 617 DZ. 

Etapa 3 – Instalação da porta 617 DZ

As portas de enrolar 617 DZ estão entre as principais soluções da Inovadoor criadas para atender centros logísticos e ambientes refrigerados e esse modelo foi inspirado nos desafios apresentados na Granja Avícola Sofia.

. Entre as principais vantagens do produto, destacam-se:

  • Resistência: fabricada em uma estrutura de aço inox devido ao processo de higienização da Avícola Sofía, a porta industrial 617 DZ tem uma estrutura robusta e bastante resistente contra os processos de oxidação e aplicação de produtos químicos;
  • Excelente isolação térmica: na indústria alimentícia (principalmente nos frigoríficos e ambientes refrigerados), o controle de temperatura e umidade é muito importante para conversar os alimentos e a porta 617 DZ apresenta excelente isolação térmica;
  • Higiênica e segura: um dos diferenciais das portas industriais da Inovadoor é a presença de aditivos antimicrobianos nas estruturas — propriedades que impedem a proliferação de vírus, bactérias e microorganismos responsáveis por gerar contaminação de alimentos e, consequentemente, doenças.

Etapa 4- Análise de resultados e ampliação das portas industriais

A instalação das portas industriais da Inovadoor na Granja Avícola superaram as expectativas dos engenheiros e operadores. Tanto que após identificar melhorias significativas no processo de manutenção preventiva e corretiva, segurança e produtividade na rotina industrial, a empresa decidiu expandir as soluções da Inovadoor para outras plantas industriais.

O projeto ainda contemplou a instalação de portas seccionais, portas rápidas e portas para congelados Ou seja, uma estratégia altamente integrada para garantir uma modernização 100% eficiente no atendimento às demandas da indústria que passou a funcionar com um centro de distribuição integrado.

Em resumo, a Inovadoor proporcionou as seguintes contribuições para essa indústria:

  • Implementação de produtos com alta tecnologia que melhoram o fluxo operacional da indústria;
  • Maior facilidade para as operações logísticas (recepção, organização e expedição dos produtos), com ênfase em qualidade;
  • Redução da perda de energia térmica nas áreas mais estratégicas da operação como os setores refrigerados;
  • Integração dos operadores da indústria com treinamentos de manutenção e configuração eletrônica das portas, visando maior conhecimento e melhor desempenho do produto na rotina de trabalho.

Terbol: um caso de inovação na indústria farmacêutica

Assim como a Avícola Sofia, a indústria farmacêutica Terbol é uma das mais conhecidas da Bolívia.  O principal atrativo para confiar na Inovadoor é a credibilidade das portas industriais produzidas pela marca. O primeiro contato com a companhia foi realizado pelo engenheiro Hugo Montaño Saavedra, que trabalha na Bolívia e apresentou as portas industriais da Inovadoor,

Antes da mudança, a estrutura da Terbol era  composta por portas rústicas e havia diversos problemas no setor logístico, sobretudo na fase da expedição — por falta de uma porta com vedação eficiente, os medicamentos e demais mercadorias ficavam mais expostos ao pó e ao contato com insetos e outras sujidades.

A instalação das portas industriais da Inovadoor reduziu esses problemas. As portas seccionais para docas são projetadas com vedação de borracha ao longo de todo o perímetro.

  • Melhorias na conversação da qualidade dos produtos.
  • Mais qualidade nas operações em termos de manuseio e cuidado dos produtos na planta industrial;
  • Melhores condições de segurança para a equipe operacional, com menos acidentes de trabalho em comparação às portas antigas e rústicas;

Para substituir as portas antigas e revitalizar a operação industrial, a Inovadoor desenvolveu o trabalho em três etapas. Em um primeiro momento, foi realizada a proposta para a empresa. Depois disso, foram fabricadas portas personalizadas para o ambiente e, por fim, os técnicos fizeram a montagem das portas em si.

Conheça a Inovadoor

Além dos projetos executados com sucesso nas indústrias da Bolívia, a Inovadoor já realizou parcerias com clientes de países como Argentina, Paraguai e Venezuela.  Inclusive, o case da Avícola Sofia rendeu outros contratos.

Para atender as demandas internacionais, a Inovadoor também já executou soluções em parceria com grandes fornecedores. No Brasil, somos a empresa número 1 na fabricação de portas industriais.

Precisa de ajuda para sua indústria? Conheça nossas especialidades e converse com nosso time!

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

Portal Inflável 204 Inovadoor

Portal de Selamento Inflável

Portal Inflável 204 Inovadoor

Portal de Selamento Inflável

500-Porta Seccional

Porta Seccional

500-Porta Seccional

Porta Seccional

600-Porta Rápida de Enrolar

Porta Rápida para Área Seca

600-Porta Rápida de Enrolar

Porta Rápida para Área Seca

700-Porta Rápida de Dobrar

Porta Rápida de Dobrar

700-Porta Rápida de Dobrar

Porta Rápida de Dobrar

601-Porta Rápida Isoclean SL

Porta Rápida para Sala Limpa

601-Porta Rápida Isoclean SL

Porta Rápida para Sala Limpa

601-Porta Rápida Isoclean AL

Porta Rápida para Área Limpa

601-Porta Rápida Isoclean AL

Porta Rápida para Área Limpa

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter