Blog Inovadoor

Portas rápidas da Inovadoor reduzem consumo energético em unidade da Friozem

Mais uma vez, as portas rápidas da Inovadoor transformaram de forma significativa uma operação industrial da Friozem. A empresa, tradicionalmente conhecida pelos 40 anos de experiência em armazenagem e locação de espaços refrigerados,  é parceira consolidada da Inovadoor e o mais novo fruto dessa parceria nasceu na unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Antes das portas rápidas e projetadas para atender as necessidades de um ambiente que necessita de controle de temperatura com rigor, a Friozem contava com portas de compartimentação caracterizadas pela abertura lateral e composição de isopainel. 

Na prática, essas portas apresentavam uma série de impactos negativos na operação como: baixo desempenho no controle térmico da câmara fria, maior dificuldade operacional na abertura e fechamento do ambiente, favorecimento das condições necessárias para formação de gelo excessivo e aumento do consumo de energia elétrica.

Felizmente, todos os problemas foram superados pela Friozem que hoje usufrui de vários benefícios e melhorias que são compartilhadas com seus parceiros e clientes. Quer saber o que mudou na Friozem após a instalação das portas rápidas e como foi realizado esse projeto? Continue lendo e saiba mais sobre esse case de sucesso!

Por dentro da operação da Friozem: por que portas rápidas fizeram a diferença?

Afinal, por que as portas rápidas fizeram a diferença na história da Friozem? De que forma esse produto melhorou a estrutura da empresa? Quais eram os principais desafios a serem vencidos e por que as portas instaladas anteriormente não deram conta do recado até que a Inovadoor atendesse a indústria? 

Leia também: 10 motivos para escolher a porta rápida da linha frio da Inovadoor

Para responder todas essas questões, detalhamos a seguir o antes e depois do projeto realizado pela Inovadoor em uma das sedes da Friozem.

Principais problemas da operação antes das portas rápidas

Antes de pontuar os principais problemas e desafios a serem vencidos na operação em fase anterior à instalação das portas rápidas da Inovadoor, é importante considerar que a Friozem foi eleita como a 20ª maior empresa de armazenamento frigorífico do mundo em 2020 segundo a Associação Internacional de Armazéns Refrigerados (IARW).

Para chegar a esse patamar, a gestão de qualidade no armazenamento de produtos perecíveis, na distribuição de mercadorias e na locação do espaço para terceiros é rigorosa e como pontua o gerente-geral da Friozem, Fernando Silva, a instalação das portas rápidas foi um passo indispensável para solucionar os problemas da linha de operação.

“O nosso segmento é um armazém frigorífico que faz o estoque de produtos de terceiros e, portanto, precisa atender as condições de temperatura controlada e todas as exigências que um órgão sifado pelo Ministério da Agricultura precisa. Uma porta rápida ajuda na gestão da qualidade, melhora a produtividade e traz benefícios para a câmara dos clientes. Não é um simples mimo.”, ressaltou.

Entre os principais desafios e problemas que dificultavam a missão da Friozem antes da instalação das portas rápidas, se destacam:

  • Portas excessivamente pesadas e difíceis de abrir;
  • Grande esforço operacional para manusear as portas;
  • Formação de gelo excessiva na câmara fria decorrente das trocas térmicas mais propícias (as portas passavam por muito mais tempo aberta);
  • Maior entrada de ar quente na câmara fria;
  • Formação de gelo em excesso;
  • Aumento do consumo de energia e dos gastos operacionais com eletricidade e manutenção;
  • Maior risco de acidentes de trabalho com operadores e empilhadeiras (quanto mais gelo acumulado, mais prejudicada fica a circulação de veículos na câmara).

Resultados e melhorias após a instalação das portas rápidas da Inovadoor

Para solucionar os problemas da operação, os especialistas da Inovadoor recomendaram a aplicação da porta rápida modelo 618 que foi projetada para atender às condições específicas de ambientes refrigerados. 

Produzida integralmente no Brasil, essa porta contém componentes de tecnologia europeia e apresenta diversas funcionalidades como alta capacidade de vedação e isolação térmica em ambientes que exigem controle de condensação e alta velocidade de abertura (em média 1,6 m/s com inversor de frequência).

A equipe da Friozem identificou diversos resultados positivos após aderir às portas rápidas  em suas instalações:

  • Economia de aproximadamente 12%  na conta de luz e redução drástica nos desperdícios com eletricidade;
  • Mais segurança para os profissionais que trabalham na Friozem em condições bastante específicas;
  • Melhora na gestão de qualidade;
  • Melhorias significativas na relação com clientes e parceiros;
  • Melhores condições para atender às exigências dos órgãos sanitários que inspecionam os alimentos.

Ainda sobre essas mudanças e o alívio na adequação da estrutura de armazenagem com portas rápidas, Silva complementou:

“Antigamente trabalhávamos com portas de compartimentação, isopainel com abertura lateral. Ou seja, um material obsoleto que causava muita demora na abertura das portas, além da produtividade baixa já que toda hora uma pessoa entrava e saia, do ambiente propício para formação de gelo devido às entradas de ar quente na câmara e o aumento do consumo de energia. Com a instalação das portas rápidas da Inovadoor em toda a unidade de São Bernardo, reduzimos uma média entre 10 a 12% na conta de luz. Isso salta os olhos já que no nosso ramo as principais contas são de energia elétrica e custo com pessoas”.

Além da satisfação com as melhorias operacionais e redução do consumo energético e dos custos com manutenção de equipamentos e do espaço, outro ponto elogiado pela equipe da Friozem foi a agilidade da equipe técnica da Inovadoor em executar o projeto de instalação. O serviço foi realizado em um final de semana, e a entrega foi antecipada em 7 dias em relação ao prazo estabelecido em nossa última negociação.

Futuros projetos 

Atualmente, a Friozem tem unidades espalhadas em todo o Brasil, atendendo as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Todas as operações já são atendidas pela Inovadoor e há outros projetos futuros de expansão da marca que certamente acionarão as portas e produtos da Inovadoor.

“A gente vê muitas possibilidades e soluções da Inovadoor para avaliar no futuro. Estamos bem propensos a buscar novas tecnologias para atender nossos clientes e vamos acionar a Inovadoor sempre que esses produtos estiverem disponíveis”, finaliza Fernando Silva.

Gostou do case de sucesso e quer saber mais sobre como as soluções da Inovadoor podem ajudar a sua empresa a estar no próximo case de sucesso? Converse com nossos especialistas!

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter