Blog Inovadoor

Vedação de docas: tipos e benefícios

A vedação de docas é um recurso imprescindível para garantir o controle do ambiente nas operações de carga e descarga de mercadorias. Saiba mais sobre como elas funcionam.

Alguns segmentos exigem ambientes bastante controlados como pré-requisito para garantir a eficiência de suas operações. Isso acontece especialmente em atividades nas quais existe manipulação de alimentos, pelo risco de contaminação inerente ao produto. Um bom exemplo é a indústria frigorífica da carne, na qual a temperatura deve permanecer sempre dentro de um intervalo pré-determinado para evitar a deterioração das carnes e outros produtos, inclusive nos contextos de carga e descarga. A vedação de docas é um recurso indispensável nessas situações. A seguir, saiba mais sobre o que é e como ela funciona.

Vedação de docas: o que é e quais são os seus benefícios?

Chama-se de vedação de doca uma estrutura utilizada para isolar o ambiente externo do ambiente interno, especialmente no momento de operação de carga e descarga de produtos no esquema de logística refrigerada. Giovanni Soto é vendedor técnico especializado nesse tipo de produto e explica quais são os seus principais benefícios: “a vedação de doca evita a troca térmica, entrada de calor no espaço interno, além de umidade e contaminantes quando estiver ocorrendo o carregamento e descarregamento de mercadorias em veículos na doca”.

Um ponto importante a se observar nos apontamentos do especialista é que a vedação “protege” o ambiente de diferentes variáveis que incidem sobre ele. Ela não apenas mantém a temperatura regulada como também evita a introdução de umidade e elementos contaminantes.

É importante observar que em indústrias alimentícias, especialmente as refrigeradas, é muito natural que exista um controle das condições em todo o processamento dos produtos. Mas se esse mesmo cuidado for deixado de lado nas movimentações de carga e descarga, por maior agilidade que exista, pode ocorrer uma contaminação que chegue a provocar a perda de um lote inteiro de alimentos. 

Vedar as docas, portanto, é uma continuidade dos cuidados essenciais de controle de ambiente que são tomados na indústria.

Quais indústrias precisam investir na vedação de doca?

“A vedação de doca deve ser aplicada em ambientes de logística refrigerada ou ambientes que demandem alto grau de assepsia para evitar a troca térmica e a entrada de agentes contaminantes”, explica Giovanni. Ao exemplificar, ele cita a indústria de alimentos, de produtos refrigerados, laboratórios e indústrias de produtos que necessitam de ambientes limpos para que as suas operações aconteçam.

Os veículos de carga e descarga representam um dos maiores pontos de conexão entre o ambiente interno da indústria, que tem condições de controle, e o ambiente externo, que não tem qualquer tipo de regulação. Por isso, é necessário garantir a segurança nesse exato ponto de contato entre essas duas esferas, que são as docas.

A vedação de doca, portanto, consiste em um recurso essencial na cadeia logística, garantindo que os procedimentos de carga e descarga aconteçam de modo a não comprometer a qualidade do produto.

Quais são os tipos de vedação de doca?

Giovanni esclarece que existem diferentes tipos de vedação de doca disponíveis no mercado atualmente, sendo eles: “portais de secamente articulados, portais com cortinas superiores motorizadas para operações com grandes variações de alturas de veículos, portais infláveis ou almofadões”, enumera. 

Naturalmente, com essa variedade de opções, a dúvida é sobre como escolher o modelo mais adequado de vedação de doca. De acordo com o especialista, isso vai depender muito das particularidades de cada indústria, já que as necessidades são diferentes. “É necessário entender alguns aspectos, como as dimensões da doca em largura e altura da porta, altura do piso da doca, estrutura da parede da doca, tipo de produto e grau de isolamento que o cliente precisa. Também é necessário entender os tipos de veículos e variação de alturas e larguras que operam nas docas”, detalha.

Vedação de docas disponíveis na Inovadoor

A Inovadoor, referência em portas industriais para ambientes controlados, tem em seu portfólio de produtos algumas opções de vedação de docas.

Abrigo inflável modelo 203

Esse modelo foi especialmente desenvolvido para controle de temperatura nas docas no manejo de alimentos resfriados ou congelados. Seu foco é o isolamento entre o baú do caminhão e o prédio e um dos seus diferenciais é o fato de que o caminhão não precisa pressionar o baú contra o portal. Isso porque a estrutura conta com colchões infláveis que acompanham toda a movimentação, minimizando a abertura de qualquer fresta para aumentar ainda mais o seu potencial de vedação.

Graças a essa estrutura inflável, esse modelo é bastante versátil, porque se adequa a diferentes tamanhos de baús. Assim, se a doca recebe veículos de dimensões distintas, essa é uma boa opção. 

Portal de selamento modelo 202

Os portais de selamento também têm a finalidade de proporcionar o isolamento entre o baú do caminhão e o prédio. Nesse modelo, existe um sistema de suspensão controlado por braços articulados com o intuito de minimizar os danos por impacto. E ainda que aconteça algum tipo de choque acidental do veículo na doca, essa estrutura é formada por um sistema retrátil que se recolhe automaticamente. Assim, diminui-se a chance de que os danos sejam ainda maiores. 

O portal de selamento modelo 202 foi pensado especialmente para indústrias com grande fluxo logístico, porque garante a máxima eficiência nas operações, com máxima vedação e minimizando significativamente a infiltração de impurezas, insetos e a entrada de ar externo.

Ao escolher um modelo de vedação de doca ideal para a sua indústria, você terá a garantia de que mesmo nas operações de carga e descarga, nas quais a mercadoria ficaria mais vulnerável às intempéries, ela vai estar segura. Esse investimento, portanto, vai prevenir desperdício de produtos e favorecer a eficiência do setor logístico da sua empresa.

Quer saber qual tipo de vedação de doca pode atender da maneira mais eficaz à necessidade da sua empresa? Entre em contato com nosso time de especialistas! 

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter