Blog Inovadoor

Saiba tudo sobre os túneis de congelamento

Os túneis de congelamento são estruturas essenciais na indústria frigorífica, especialmente na etapa de congelar as mercadorias. Conheça melhor essa solução.

Na indústria frigorífica – e em outras que trabalham com produtos altamente perecíveis – a manutenção da temperatura muitas vezes é o segredo da eficiência. Afinal, variações térmicas, ainda que sejam pequenas, podem alterar as propriedades do produto e assim comprometer a sua qualidade, chegando a torná-lo impróprio para o consumidor final. Entre os recursos que auxiliam no controle da temperatura e na eficiência térmica estão os túneis de congelamento. No artigo de hoje, você vai saber mais sobre o que são e como funcionam.

O que são túneis de congelamento?

Um túnel de congelamento é uma solução para refrigeração industrial que tem como principal função reduzir a temperatura das mercadorias acondicionadas nele, até que cheguem ao ponto de congelamento. 

Muitas indústrias ainda utilizam câmaras frias com essa finalidade, mas isso não é recomendado por várias razões: essas câmaras são desenvolvidas para manter a temperatura e não para baixá-la, por isso, quando empregadas com esse intuito, seu sistema pode ser sobrecarregado até que sofra algum dano. Além disso, o gasto energético é bem maior.

Quais são os benefícios dos túneis de congelamento?

O mecanismo de funcionamento de um túnel de congelamento é basicamente o seguinte: o produto é colocado dentro de carrinhos próprios no interior da estrutura e permanece lá por 1 hora em média. Depois desse período, ele já está congelado e, por consequência, pode ser embrulhado e encaminhado para as câmaras frias que vão manter a temperatura. 

Os principais benefícios desse tipo de sistema, incluem:

  • Agilidade: essa é uma das principais características do túnel de congelamento, a sua rapidez. Quando esse equipamento funciona da forma correta, ele possibilita que as mercadorias atinjam o nível de congelamento em um curto período de tempo. Esse é um fator que eleva a eficiência da indústria, uma vez que o produto fica pronto para ser armazenado rapidamente, otimizando o fluxo logístico;
  • Economia de energia: se, por um lado, utilizar câmaras frias com função de congelamento é sinônimo de um elevado gasto energético, por outro no túnel de congelamento esse processo acontece de maneira rápida e eficaz, o que significa economia de energia. Certamente vai fazer a diferença no orçamento da indústria;
  • Alta produtividade: uma função tão importante quanto essa sendo executada de forma rápida e otimizada automaticamente implica no aumento da produtividade da indústria;
  • Versatilidade: mesmo que a empresa trabalhe com tipos diferentes de produtos que exijam congelamento, essas mercadorias vão poder ser colocadas dentro do túnel ao mesmo tempo;
  • Qualidade: o processo que acontece dentro dos túneis de congelamento é de alta qualidade. Isso significa que as propriedades da mercadoria são mantidas. Assim, as características nutricionais, o sabor, o aroma, a cor e a textura permanecem inalterados, mesmo que o produto fique armazenado por um tempo prolongado posteriormente. Isso é fundamental para que o consumidor final receba um alimento que satisfaça às suas expectativas e que esteja em plenas condições para o consumo!

Tipos de túnel de congelamento

Ainda que o princípio básico seja o mesmo, ou seja, reduzir a temperatura das mercadorias até que atinjam o congelamento, existem diferentes tipos de túnel de congelamento. Os principais são:

  • Túnel de congelamento estático: nesse modelo, é necessário que um colaborador organize manualmente as mercadorias dentro do túnel e depois do tempo de congelamento, retire-as e embale para encaminhar para a próxima etapa. 
  • Túnel de congelamento contínuo: já nesse tipo de túnel, existe uma esteira na qual os produtos são colocados e encaminhados para dentro da estrutura. Eles permanecem lá pelo tempo necessário para o congelamento e depois seguem para a porta de saída por essa mesma esteira e são direcionados para a embalagem na linha de produção. Tudo acontece de modo automático.

Para manter a eficiência dos túneis de congelamento, é necessário realizar manutenções preventivas periodicamente. Além disso, também é preciso garantir que as operações no sistema aconteçam de forma adequada, a fim de prolongar a sua vida útil. Uma das formas de se fazer isso é investindo em portas eficientes para fazer a sua vedação. Elas vão auxiliar no controle de temperatura, evitando que haja uma sobrecarga sobre o mecanismo do túnel. Por consequência, ele vai funcionar dentro dos parâmetros esperados e se manter em atividade por mais tempo.

Portas rápidas para túneis de congelamento

As portas rápidas auxiliam os túneis de congelamento a cumprirem a sua função e até são capazes de potencializar o seu funcionamento e eficiência. Veja como isso acontece:

  • Capacidade de vedação total: para que o congelamento da mercadoria aconteça dentro do período esperado, mantendo a agilidade do processo, é preciso garantir que o túnel seja totalmente vedado. Isso vai evitar as trocas de temperatura com o meio externo e manter o isolamento térmico.
  • Redução das contaminações: as portas rápidas automatizadas diminuem o tempo em que os túneis permanecem abertos para entrada e saída de mercadorias. Por consequência, além do isolamento térmico, elas também evitam a entrada de ar, umidade e agentes contaminantes. Ou seja, mantêm a assepsia do ambiente interno.

A Inovadoor possui em sua linha de produtos um modelo de porta específico para túneis de congelamento, é a Porta Rápida 618TC.

Sua tecnologia exclusiva garante a vedação do ambiente e a agilidade do tráfego. Essa porta ainda conta com cortina de PVC especial e flexível com núcleo isolante térmico e aditivo antimicrobiano que previne a formação de fungos, deixando o interior do túnel ainda mais seguro e higienizado.

Um dos itens de série que fazem toda a diferença no modelo 618 é o sensor de tráfego, resistente a temperaturas de até -40ºC para interromper o ciclo de fechamento da porta automaticamente ao identificar objetos na altura em que está instalado.

As portas rápidas para túneis de congelamento são fundamentais para que eles cumpram sua função a contento. Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas!

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

617DZ-Porta Flexível para Doca Linha Fria

Porta Flexível para Doca Refrigerada

617DZ-Porta Flexível para Doca Linha Fria

Porta Flexível para Doca Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter