Blog Inovadoor

Eclusas para indústria frigorífica

Eclusas para indústria frigorífica são estruturas essenciais para evitar a contaminação do produto nos processos de logística interna. Saiba como funcionam!

Já falamos por aqui sobre diversos cuidados necessários para manter a qualidade e a segurança nos segmentos que exigem condições controladas. Seguindo essa mesma proposta, as eclusas para indústria frigorífica são estruturas que auxiliam significativamente na prevenção da contaminação desse tipo de ambiente, em especial nos processos de logística interna e movimentação das mercadorias. Saiba tudo sobre o assunto a seguir.

O que são eclusas na indústria frigorífica?

A indústria frigorífica é uma das que mais necessitam de um ambiente controlado para todas as operações. Afinal, qualquer agente contaminante pode invalidar todo o produto, tornando-o impróprio para o consumo. 

Sendo assim, um dos maiores desafios desse segmento é justamente manter o seu controle, ou seja, impedir que o ar externo, carregado de micro-organismos e outras sujidades chegue a entrar no ambiente interno, que está com as suas condições controladas. Além disso, a entrada de ar externo também pode provocar alterações de temperatura que danifiquem a mercadoria. 

As eclusas servem justamente para isso: consistem em um espaço que funciona como uma espécie de ponte entre o ambiente externo – altamente volátil – e o ambiente interno – quase totalmente controlado. Ela é utilizada na logística interna, na movimentação de pallets que estão sendo direcionados de um setor para outro, ou que chegam com matérias-primas acondicionadas em condições específicas e que precisam ser colocadas para dentro da indústria. 

Com a implementação das eclusas, o ambiente de armazenagem permanece com a temperatura negativa necessária para conservar os produtos, porque ele não vai ter contato direto com o meio externo. A eclusa vai mediar a passagem dos pallets para que essa movimentação aconteça de forma mais segura. 

Normalmente, a eclusa funciona da seguinte forma: um operador coloca a carga no movimentador e aciona a abertura da porta externa da eclusa. A porta se abre, a carga entra no compartimento e ela logo se fecha. Depois disso, a porta interna vai abrir e a carga será direcionada para o ambiente interno, onde já deve haver outro operador à espera. Esse processo de abertura e fechamento da porta deve acontecer com a maior agilidade possível, para que a eclusa realmente cumpra a sua função de não permitir a perda de temperatura e trocas de ar.

Benefícios das eclusas na indústria frigorífica

O maior objetivo das eclusas é justamente garantir que a logística interna das cargas aconteça de modo que as condições necessárias para a manutenção do produto sejam mantidas. Assim, seus benefícios são inúmeros:

  • Evita que as mercadorias já devidamente armazenadas sejam comprometidas pela variação de temperatura que existiria se elas tivessem contato direto com o ambiente externo;
  • Evita a infiltração de ar carregado de bactérias e outros micro-organismos para o ambiente interno, que poderiam causar diversos tipos de contaminação;
  • Otimiza o gasto energético da indústria, uma vez que o sistema de refrigeração não vai precisar trabalhar em um esquema de alta compensação, o que reduz o consumo de energia;
  • Previne a perda de mercadorias e, por consequência, todo o prejuízo financeiro que ela acarretaria para a empresa.

A Inovadoor já desenvolveu portas para eclusa, que potencializa todos esses benefícios, uma vez que a eclusa já é acoplada ao sistema da esteira que transporta as mercadorias. Saiba mais sobre esse projeto por aqui

Portas rápidas e sua finalidade nas eclusas

De nada adianta implementar um sistema de eclusa na indústria frigorífica com portas convencionais. Elas permanecem abertas por tempo suficiente para que haja contaminação e troca de temperatura. Assim, esse potencial de manter as condições de ambiente controladas acaba sendo diminuído.

As portas rápidas possuem abertura e fechamento automatizados e com uma velocidade suficiente para que esse contato entre o meio externo e o interior da eclusa seja o menor possível, acentuando a função evitar contaminações.

Aliás, o próprio sistema automatizado que dispensa a necessidade de abrir e fechar manualmente as portas da eclusa já é bastante importante porque elimina um ponto de contato entre o operador e a superfície. Esse processo também contribui com a manutenção das condições sanitárias adequadas.

Se a indústria já implementou as eclusas como alternativa para minimizar os riscos de contaminação ou se está estudando essa possibilidade, precisa levar em conta a importância de escolher as portas adequadas. Afinal, a ideia da eclusa está justamente vinculada a essa transição de um ambiente para outro e a porta é exatamente a peça literalmente responsável por isso, por intermediar dois espaços.

Todas as nossas portas são fabricadas especialmente para ambientes que exigem condições controladas de temperatura, vedação e higienização. Possuem alta tecnologia que otimiza esses processos e ainda são de fácil limpeza!

Quer conhecer melhor a linha de portas da Inovadoor e conhecer nossas soluções para eclusas de indústrias frigoríficas? Entre em contato com nossa equipe, estamos à sua espera!

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter