Blog Inovadoor

6 coisas que você precisa saber sobre salas limpas

As salas limpas são estruturas que contribuem significativamente com a prevenção da contaminação na indústria frigorífica. Descubra 6 coisas que você precisa saber sobre elas. 

Não há dúvidas de que a prevenção das contaminações é um dos maiores desafios da indústria frigorífica. Para isso, é necessário adotar medidas que garantam a preservação das temperaturas adequadas e que evitem a entrada de agentes contaminantes nos ambientes nos quais há manipulação do produto. As salas limpas são cruciais para isso!

A seguir, confira seis, coisas que você precisa saber sobre esse tipo de ambiente e como eles contribuem com a manutenção da indústria frigorífica:

1. O que são salas limpas?

As salas limpas intermediam o ambiente externo e interno. Na indústria frigorífica, por exemplo, a sala limpa é uma estrutura que fica entre o lado de fora e o interior do espaço, por onde os funcionários vão passar antes de adentrarem nas instalações industriais e serve para a eliminação de contaminantes presentes nas vestimentas e partes do corpo da pessoa que acessa o ambiente industrial. Com a implementação de salas limpas, os colaboradores não entram diretamente no ambiente interno quando vêm de fora. É como se elas fossem uma ponte que interliga esses dois lados. 

2. Para que servem as salas limpas?

Basicamente, a função de uma sala limpa é prevenir contaminações de qualquer natureza. A indústria frigorífica é um ambiente de condições extremamente controladas, afinal, esse é um pré-requisito para garantir a qualidade da mercadoria. Já o ambiente externo é exatamente o oposto, não tem controle algum. Assim, quando uma pessoa passa do ambiente externo para o interno diretamente, ela pode colocar em risco todo esse equilíbrio que existe do lado de dentro.

Na sala limpa, o colaborador pode fazer toda a sua higienização, trocar de roupa ou colocar os paramentos sobre a roupa que estiver usando, para só depois disso entrar de fato na indústria. Desse modo, todos os micro-organismos e outros agentes contaminantes que ele possivelmente estivesse carregando não vão ser levados para o interior da indústria.

3. Salas limpas e manutenção da temperatura

Outra função importante das salas limpas é contribuir com a manutenção da temperatura do lado de dentro. As mercadorias manipuladas na indústria frigorífica são altamente perecíveis e necessitam de uma temperatura controlada para que mantenham as suas propriedades e, consequentemente, não se tornem impróprias para o consumo.

Quando o ambiente interno se comunica diretamente com o externo, sem a existência dessa sala limpa, todas as vezes em que um colaborador abre a porta, ocorre troca de ar entre os espaços. Por consequência, o lado de dentro também perde a sua conservação térmica, uma vez que a temperatura acaba aumentando. Esse processo pode fazer com que um lote inteiro de produto precise ser descartado, gerando grande prejuízo para a empresa.

Por outro lado, a sala limpa já permanece a uma temperatura adequada para que a sua comunicação com o ambiente interno da indústria não cause prejuízos nesse sentido.

4. Salas limpas e pandemia da COVID-19

Ainda que as salas limpas já fossem uma estrutura muito utilizada na indústria frigorífica e em outros segmentos que exigem esse mesmo tipo de controle, a pandemia da COVID-19 fez com que elas ficassem ainda mais em evidência. Afinal, esse é um ramo de atividade essencial e que não pode funcionar exclusivamente por trabalho remoto, o que significa que o fluxo de funcionários continuou existindo, mesmo que de forma reduzida.

Nesse contexto, as salas limpas se tornaram mais uma ferramenta para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, já que são espaços nos quais o indivíduo pode fazer a higienização adequada antes de ter contato com os outros colaboradores que estão do lado de dentro.

5. Economia de energia

Poucos empreendedores se dão conta da relação entre a implementação de salas limpas e a economia de energia. Esse fator está vinculado ao controle de temperatura: quando não existe uma sala limpa, a troca de temperatura entre o ambiente externo e interno tende a ser muito grande, conforme já mencionado. Esse mecanismo pode sobrecarregar o sistema de refrigeração do lado de dentro, na tentativa de fazer a compensação. 

Por outro lado, quando há uma sala limpa, a temperatura se mantém em equilíbrio e o sistema de refrigeração funciona dentro dos padrões normais, sem gastar mais energia e sem correr o risco de ser danificado pela sobrecarga – o que também causaria um prejuízo de manutenção corretiva.

6. Portas ideais para as salas limpas

Para que as salas limpas cumpram o seu papel, é necessário escolher as portas adequadas, tanto para a entrada quanto saída. Nesse caso, as portas rápidas são superiores às convencionais pelos seguintes motivos:

  • Têm uma alta velocidade de abertura e fechamento, impedindo que a sala limpa se comunique com o ambiente externo por mais tempo do que o necessário. Essa é mais uma forma de mantê-la livre de contaminações;
  • As portas rápidas podem ser automatizadas, assim, não necessitam de contato com a superfície para serem abertas e fechadas. Mais um recurso para minimizar a propagação de agentes contaminantes;
  • Oferecem um alto potencial de vedação, mantendo a sala limpa realmente isolada do seu entorno e evitando a entrada de micro-organismos;
  • Essa capacidade de vedação também é fundamental para conservar as condições térmicas da sala limpa;
  • São confeccionadas em materiais que podem ser facilmente higienizados, além de contarem com uma superfície totalmente uniforme para evitar o acúmulo de sujidades;
  • Algumas portas rápidas são confeccionadas com alta tecnologia, de modo que, se sofrerem algum tipo de impacto, automaticamente retornam ao seu formato original, sem que percam as suas propriedades e funcionalidades.

Aqui na Inovadoor, temos um modelo de porta especialmente pensado para as salas limpas, é a porta rápida de enrolar modelo 601 Isoclean. Ela oferece todos esses benefícios citados acima e ainda pode ter as suas dimensões personalizadas para se enquadrar perfeitamente ao seu espaço.

Quer saber mais sobre portas para salas limpas? Entre em contato com nossos especialistas!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter