Blog Inovadoor

Personalização de portas seccionais

A personalização de portas seccionais é um recurso importante para garantir que elas atendam às necessidades da empresa de acordo com o esperado. Saiba quais são os aspectos customizáveis nas portas da Inovadoor.

A personalização de portas é importante não apenas para contribuir com o fortalecimento da identidade visual da empresa (que já é um aspecto bem importante), mas também para garantir que as suas demandas sejam atendidas adequadamente. Aqui na Inovadoor, nossas portas seccionais são altamente personalizáveis e isso faz com que elas se adaptem às necessidades de diversas indústrias. A seguir, saiba quais são as formas de personalização de portas seccionais.

Portas seccionais: aplicabilidade

As portas seccionais são amplamente utilizadas no contexto logístico, em docas, centros de distribuição, depósitos e outros. São bastante resistentes a temperaturas extremas, operando em um intervalo de 5ºC a 50ºC e mantendo o isolamento térmico em temperaturas de até 30ºC.

Elas são compostas por painéis em chapa de aço que se interligam uns aos outros por meio de dobradiças de articulação. Na abertura e fechamento da porta, esses painéis se movimentam em conjunto pelos trilhos laterais. Todo esse funcionamento contribui com a otimização das atividades logísticas, além de tornar os espaços mais seguros.

Embora o princípio de uma porta seccional seja sempre esse, cada empresa tem suas particularidades e necessidades. Quando falamos em uma porta ideal para um centro de distribuição, por exemplo, não necessariamente aquela que cai como uma luva para a empresa X vai realmente atender às demandas da empresa Y. É por isso que oferecemos possibilidades de personalização para as nossas portas seccionais: entregamos o mesmo mecanismo de qualidade a todos os clientes, porém, ajustando essa solução ao que cada um realmente precisa.

Formas de personalização de portas seccionais

Afinal, de que forma as portas seccionais podem ser personalizadas? Existem diversos critérios de personalização, conforme você vai ver a seguir. Alguns deles são bem focados na identidade visual que, afinal, é um bem intangível muito importante na construção e manutenção de marca, enquanto outros são quesitos bem práticos e funcionais. Mas o objetivo é sempre o mesmo: garantir que essa porta possa realmente ser uma solução para a empresa que investe nela.

Cor

A cor é o primeiro critério de personalização das portas seccionais e o que mais se relaciona com a identidade visual da empresa. Os painéis que compõem a porta podem ser pintados em qualquer cor, basta o cliente fornecer o código do tom que deseja e ele é reproduzido à exatidão.  Isso é especialmente importante para ambientes nos quais são instaladas mais de uma porta e de grandes dimensões, porque elas acabam atraindo uma atenção visual significativa. Se forem da cor do logotipo do cliente, por exemplo, inconscientemente vão reforçar a personalidade da marca.

Espessura do painel

Os painéis que compõem a superfície da porta seccional também podem ter sua espessura personalizada com as seguintes opções: 30 mm, 40 mm, 50 mm e 70 mm. Assim, se o cliente tem a necessidade de uma porta mais robusta, pode optar pelos painéis mais espessos. Por outro lado, se essa não é a sua prioridade, não vai precisar pagar por essa espessura, podendo investir em painéis de 30 ou 40 mm, por exemplo.

Dimensões das portas seccionais

O tamanho da porta é outro ponto de divergência se for padronizado. Afinal, cada ambiente tem as suas próprias dimensões e uma movimentação diferente que exige medidas específicas. Por exemplo: se a porta for instalada em um galpão no qual só há passagem de pessoas, ela pode ser mais estreita do que se estiver em um espaço de travessia de veículos.

Nesse sentido, as portas seccionais podem ter altura de até 8 metros e largura de até 10 metros.

Acionamento

As portas seccionais da Inovadoor possuem uma estrutura de molas, assim, mesmo as que são muito grandes podem ser abertas ou fechadas manualmente sem grandes dificuldades. No entanto, caso o cliente desejar, também existe a opção de motorizar as portas para que sejam acionadas automaticamente. É uma boa alternativa para quem tem como prioridade agilizar as movimentações e otimizar o tempo gasto nas operações logísticas.

Formas de abertura

Para locais com um pé direito alto, a forma de abertura da porta pode ser vertical. Ou seja: os painéis seccionais se deslocam apenas verticalmente, permitindo a abertura total do vão. No entanto, em alguns locais, não há espaço suficiente para isso. É importante ressaltar que um pé direito baixo não é contraindicação para esse tipo de porta porque existe a opção de abertura com rebatimento.

Na abertura com rebatimento, os painéis seccionais se deslocar verticalmente até certo ponto e, depois disso, movimentam-se horizontalmente no trilho superior. Assim, é possível alcançar a abertura adequada mesmo em um espaço mais compacto.

Acessórios disponíveis

Também é possível personalizar a porta seccional inserindo alguns acessórios disponíveis, tais como:

  • Kit de segurança do cabo: protege o cabo de possíveis rompimentos;
  • Kit de segurança da mola: protege a mola de possíveis rompimentos;
  • Inserção de porta de passagem: caso a empresa queira facilitar a travessia de colaboradores em situações cotidianas, sem precisar acionar todo o mecanismo de abertura vertical da porta;
  • Visores: podem ser colocados quantos visores forem necessários e também na posição que o cliente desejar. Além disso, também existem visores próprios para locais em que há diferença de temperatura externa e interna e para aqueles em que não há essa distinção;
  • Biometria para que a porta motorizada possa ser acionada por impressão digital, trazendo mais segurança para as movimentações;
  • Sistema de geração de informações sobre a porta para que o cliente possa extrair dados, como por exemplo, quantas vezes a porta foi aberta e fechada dentro de um determinado período de tempo, quanto tempo permaneceu aberta, entre outros.

Ao personalizar todos esses critérios, no final, é como se o cliente pudesse ter uma porta projetada para o seu negócio!

Quer saber mais detalhes sobre a customização de portas seccionais? Entre em contato com a nossa equipe!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter