Blog Inovadoor

Cortina de ar em porta rápida, é necessário?

A cortina de ar é um equipamento que proporciona o isolamento térmico e evita a contaminação em câmaras frigoríficas. Mas será que elas são sempre necessárias? Descubra neste artigo!

Você está sempre em busca de soluções eficientes para manter a temperatura da sua câmara frigorífica em níveis adequados? Acredita que a instalação da cortina de ar é sempre imprescindível para cumprir essa missão? Então, o artigo de hoje é para você! Vamos desmistificar a associação entre porta e cortina de ar na indústria frigorífica e esclarecer em quais casos é realmente necessário apostar nas duas alternativas para ter um resultado eficiente. Confira!

Cortinas de ar na indústria frigorífica

As cortinas de ar são uma das soluções disponíveis para empresas do setor frigorífico que precisam garantir o isolamento térmico para que os seus produtos não tenham suas propriedades comprometidas. Basicamente, quando esse equipamento é instalado no ambiente, ele forma uma camada invisível para que o ar refrigerado que está do lado de dentro não saia quando houver alguma abertura para a passagem de pessoas ou mercadorias, por exemplo.

Além disso, esse mecanismo de barreira também evita que o ar quente que está do lado de fora entre no ambiente interno desestabilizando a sua temperatura, assim como impede a entrada de micro-organismos e outros agentes contaminantes.

Em resumo, a cortina de ar isola uma câmara frigorífica (ou outro ambiente) das variáveis externas que poderiam prejudicar de alguma forma a qualidade e a estabilidade da mercadoria.

A cortina de ar é sempre necessária?

Embora muitos empreendedores acreditem que a cortina de ar é sempre necessária, inclusive para potencializar o controle de temperatura em ambientes nos quais há portas rápidas instaladas, isso é mito! 

As portas rápidas para câmaras frigoríficas têm justamente a função de operar de forma ágil e eficiente. Assim, quando estão fechadas, garantem a vedação total do ambiente para evitar as trocas de temperatura e introdução de agentes contaminantes na área de manipulação da mercadoria. Quando precisam ser abertas para possibilitar a passagem de colaboradores ou produtos, essa abertura acontece de forma muito rápida. Sendo assim, o próprio mecanismo da porta evita a perda de refrigeração e outros possíveis problemas.

Quando existe uma porta rápida de qualidade, a cortina de ar não potencializa a sua função porque não há necessidade. Pelo contrário: nesse cenário, a cortina de ar acaba se tornando obsoleta, uma vez que não vai agregar em termos de funcionalidade e ainda tem menos utilidades do que esse tipo de porta.

Assim, a cortina de ar somente deve ser instalada em câmaras frigoríficas que ainda utilizem portas convencionais. Como elas não atuam na conservação da temperatura e na barragem de micro-organismos, é necessário investir em uma estrutura específica para essa finalidade.

Porta rápida ou cortina de ar: o que vale mais a pena?

Uma vez que a porta rápida e a cortina de ar não vão coexistir no mesmo ambiente, a dúvida natural é essa: vale mais a pena investir na instalação de uma porta rápida ou manter a porta convencional e apostar na cortina de ar?

Atualmente, as portas rápidas são soluções mais inovadoras, tecnológicas e eficientes e apresentam uma vantagem bem significativa quando são comparadas à cortina de ar: a economia de energia que são capazes de proporcionar.

Pense o seguinte: para que a cortina de ar funcione de acordo com o esperado, ela permanece conectada à rede de eletricidade 24 horas por dia e 7 dias por semana. Afinal, ela depende da energia elétrica para criar a sua camada de isolamento. No longo prazo e especialmente para empresas de médio e grande porte, que precisam de várias cortinas de ar, isso acaba encarecendo bastante a fatura de energia e prejudicando o orçamento.

Por outro lado, as portas rápidas são automatizadas e acionadas apenas quando precisam abrir passagem para um colaborador ou mercadoria. Por operarem rapidamente, a infiltração de ar no ambiente refrigerado é bem menor e isso reflete significativamente na conta de energia elétrica uma vez que não será necessário uma compensação do sistema de refrigeração para repor a temperatura negativa perdida, o que chamamos de eficiência energética. No final do mês, o empreendedor vai perceber a economia. Até por isso, pode-se dizer que o investimento na instalação desse modelo de porta se paga em pouco tempo, apenas por essa diferença que ela vai trazer na conta mensal de energia elétrica.

Além desse quesito, as portas rápidas também trazem outras funcionalidades que a cortina de ar não possui, como por exemplo:

  • Quando possuem sensores adicionados ao seu sistema, permitem que os colaboradores possam entrar no ambiente sem encostar na superfície da porta, um fator que contribui com a redução das contaminações;
  • Auxiliam no controle de entrada e saída da câmara frigorífica, evitando a circulação de pessoas desnecessária no ambiente;
  • A manutenção de uma porta rápida é bem mais simples do que a de uma cortina de ar, sendo feita internamente por um colaborador treinado, possibilitando uma economia também nesse sentido;
  • A higienização diária também é mais fácil, já que a porta é formada por uma única superfície de material que impede a aderência de sujidades.

As cortinas de ar continuam sendo eficientes nas indústrias que utilizam as portas de correr ou cujo acesso às câmaras frias acontece por meio de cortinas plásticas, estilo franja. Nesses casos, as portas não proporcionam uma vedação suficiente e se não houver as cortinas haverá uma perda de temperatura significativa, que pode provocar a perda de mercadorias.

No entanto, diante de todas as vantagens apresentadas, normalmente vale mais a pena para o empreendedor substituir suas portas convencionais por portas rápidas, que vão atender a diversas demandas simultaneamente. 

Na Inovadoor, temos diversas opções de portas rápidas que foram especialmente pensadas e desenvolvidas para ambientes de armazenagem frigorífica. Conheça nosso portfólio de produtos!

Quer saber quais são os benefícios que a instalação de portas rápidas pode trazer especificamente para o seu negócio? Entre em contato com nossa equipe de especialistas! 

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter