Blog Inovadoor

NR 17: como a Porta Transvision pode atuar no cumprimento?

Estar em dia com todas as normativas vigentes é um pré-requisito para as operações de qualquer indústria. Afinal, se não for assim, a empresa pode sofrer uma série de sanções, incluindo a paralisação das suas atividades. Assim, a primeira grande vantagem da porta Transvision está diretamente relacionada a isso: ela auxilia o seu negócio a atender às determinações da NR 17. 

A NR 17 estabelece as diretrizes que devem ser cumpridas em relação à temperatura, nível de umidade e velocidade do ar em nome do bem-estar dos colaboradores. A porta Tranvision é um modelo de porta seccional da Inovadoor com perfurações em sua superfície que permite a entrada de ar e iluminação natural para o ambiente. Embora pareça um diferencial irrisório em relação às portas seccionais tradicionais, ele traz benefícios consistentes para a indústria, desde o aumento do bem-estar dos colaboradores – e, por consequência, a melhora da produtividade – até uma economia considerável. As perfurações na porta ajudam a indústria a alcançar os padrões de qualidade esperados nesse campo.

Do mesmo modo, empresas que investem em soluções como essa, também conseguem se aproximar mais da Certificação LEED, concedida a edificações sustentáveis. “A ventilação natural, em geral, gera uma pontuação muito boa, pois é feita uma comparação com um modelo base proposto pelo LEED que considera o uso de ar-condicionado”, explica Cássio Pissetti, CEO da Engepoli – empresa referência em soluções sustentáveis.

Mas as vantagens ainda vão além disso, conforme você verá a seguir.

Iluminação e ventilação natural

Quando se fala em um modelo de porta seccional com perfurações na superfície, automaticamente há uma conexão com duas questões: entrada de luz natural e de ventilação. Em relação a isso, Cássio Pissetti destaca que ambos os pontos são importantes para a construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos os seus ocupantes.

“A iluminação natural, à medida em que reduz a necessidade de luzes artificiais, colabora com a redução da fadiga visual dos colaboradores. Por consequência, esse mecanismo também diminui o índice de erros cometidos”, destaca. Além disso, Pissetti também explica que um ambiente naturalmente iluminado eleva o bem-estar dos indivíduos, diminuindo o índice de absenteísmo e elevando os níveis de produtividade, dois desafios de todo gestor.

Já a entrada de ventilação proporcionada pela porta Transvision também é altamente benéfica. “A ventilação natural garante a diminuição das partículas de poluição suspensas no ar, já que possibilita a ventilação higiênica do ambiente, evacuando gases, vapores, poeira, umidade e calor. Além disso, equaliza a temperatura, minimizando a necessidade de dispositivos que façam isso”.

Esse conjunto de benefícios chama atenção para dois pontos importantes: o primeiro deles é a redução dos acidentes de trabalho. Funcionários que estejam em um ambiente de trabalho saudável, com conforto térmico e visual, tendem a permanecer mais atentos, evitando falhas que podem causar uma intercorrência.

O segundo ponto é em relação à economia de energia. Empresas que fazem um bom manejo da luz natural podem chegar a reduzir em 100% o uso de lâmpadas – caso operem apenas durante o dia. E mesmo que não seja possível abrir mão totalmente desses artifícios, apenas a diminuição de uso já vai ter um impacto significativo no orçamento. O mesmo vale para ar-condicionado ou outros sistemas de climatização, que podem ter sua utilização limitada se houver entrada de ventilação natural no espaço.

Nesse sentido, a porta Transvision é mais do que um produto, é uma solução alinhada às atuais exigências do mercado. Nas palavras de Pissetti, “a indústria mundial, devido à alta competitividade de preços e exigências que dizem respeito à saúde e à segurança do trabalhador, está buscando de maneira incessante soluções que visam à redução dos custos operacionais, bem como à conservação da saúde dos seus colaboradores. Assim, a busca de soluções de vanguarda é um dos maiores desafios”.

Cuidados importantes

Ainda que a iluminação e a ventilação natural sejam altamente benéficas, Pissetti comenta a importância da tomada de certos cuidados. 

“Tanto a iluminação quanto a ventilação natural são excelentes e geram muitos benefícios, desde que sejam dimensionadas da maneira correta. Um sistema de iluminação natural mal projetado, por exemplo, pode causar o aquecimento do ambiente interno de uma indústria, de maneira praticamente irreversível. O mesmo acontece com a ventilação natural, a qual deve ter a quantidade certa de equipamentos, tanto para entrada quanto para a saída do ar, provocando, desta forma, a renovação do ar de cada tipo de ambiente”.

Sendo assim, é imprescindível que a empresa planeje adequadamente o seu projeto de iluminação e ventilação natural, para que ele seja realmente benéfico e alcance os resultados esperados.

Empresa mais sustentável

A busca pela sustentabilidade é uma constante nas empresas atuais. Apostar em portas Transvision é uma das formas de evoluir nesse sentido. Afinal, a economia de energia não reduz apenas os custos orçamentários da empresa, mas também diminui o impacto das suas operações sobre o meio ambiente.

Prevenção à COVID-19

Importante ressaltar que mesmo com a retomada das atividades, a pandemia ainda não acabou e os cuidados para evitar a proliferação do vírus continuam sendo necessários. Pissetti esclarece de que forma a porta Transvision pode atuar nessa área. “A entrada da luz natural contribui com a fixação de vitamina D no organismo dos ocupantes do espaço, a qual comprovadamente é eficaz no combate ao vírus. Além disso, a ventilação higiênica dos ambientes também faz com que possíveis vírus suspensos no ar sejam eliminados”.

Portanto, se a sua empresa está em busca de alternativas para que o retorno pleno das atividades seja mais seguro no enfrentamento à pandemia, analise a possibilidade de substituir portas convencionais por portas Transvision.

Versatilidade

Por fim, outro benefício importante das novas portas Transvision é a sua versatilidade! Pissetti explica que elas são bem-vindas nos mais diversos segmentos. “A oferta de ventilação e iluminação natural é aplicável em todos todos os tipos de indústrias, desde as gigantes automotivas, alimentícias, de bebidas, papel e celulose, até as pequenas indústrias de diversos setores”.

Quer saber mais sobre as portas Transvision e como elas podem impactar positivamente o seu empreendimento? Entre em contato com nossos especialistas!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter