Blog Inovadoor

Equipamentos necessários para uma doca perfeita

Equipamentos-necessários-para-uma-doca-perfeita

O sistema de docas é utilizado no fluxo logístico de muitas indústrias. No artigo de hoje, saiba quais são os equipamentos para doca perfeita! 

O sistema de docas é amplamente utilizado nas indústrias, trazendo maior eficiência e agilidade para as operações logísticas. Funcionando como pontos de carga e descarga, as docas trazem maior eficácia para esses processos, aumentam a produtividade, viabilizam maior controle das operações e ainda auxiliam na redução de perdas e desperdícios. No entanto, elas só trazem esses benefícios quando são bem projetadas. Pensando nisso, hoje, vamos falar sobre os equipamentos para doca perfeita. Confira!

Localização e layout adequados

Antes de falar especificamente sobre os equipamentos que compõem uma doca perfeita, o primeiro ponto a ser ressaltado é a importância de selecionar uma localização adequada para instalação e funcionamento do sistema de docas. Para isso, é importante conhecer os diferentes formatos de fluxo no armazém. Considerando que temos a porta de recebimento, a porta de expedição e a área de estoque, esses três elementos podem ser organizados das seguintes maneiras:

Fluxo em U: as portas de recebimento e expedição ficam lado a lado, criando um formato de “U” em relação à área de estoque. É uma boa alternativa para empresas que têm um espaço mais compacto, já que o fluxo de materiais acontece na mesma área, tanto para recebimento quanto para expedição.

Fluxo em L: a área de expedição fica ao lado do estoque e, o recebimento, abaixo (ou vice-versa).  Nesse caso, como o recebimento e expedição não acontecem lado a lado, é mais fácil evitar congestionamentos. Porém, exige um espaço mais amplo.

Fluxo em I: nesse caso, as áreas de expedição e recebimento ficam em lados opostos da área de estoque. É uma opção utilizada também para evitar os riscos de congestionamentos e acidentes.

O planejamento do layout deve levar em conta o espaço disponível e o fluxo de operações que faz parte da rotina da empresa.

Equipamentos para doca perfeita

Depois de ter definido a localização e layout ideais para o seu sistema de docas, ele precisa ser incrementado com os equipamentos necessários para garantir sua funcionalidade e eficiência. Confira a seguir quais são.

Portas para docas

Primeiro, é necessário definir a quantidade de portas que a sua doca vai precisar ter. Para isso, imagine o dia mais intenso de trabalho: quantos veículos chegam e saem da empresa? Quanto tempo levam para carregar e descarregar? Entendendo esse fluxo, você vai chegar à quantidade de portas necessárias para evitar veículos parados em espera.

Depois disso, é preciso escolher o melhor modelo de porta para a doca. Em geral, os mais indicados atualmente devido à tecnologia são o flexível e seccional. As portas flexíveis têm a vantagem de que, em casos de deformação gerada por uma colisão, por exemplo, elas voltam ao seu formato original automaticamente, sem sofrerem prejuízos de funcionalidade. Já as portas seccionais são confeccionadas em aço zincado, com uma estrutura mais robusta e ênfase na segurança. 

A escolha da porta ideal sempre deve levar em consideração as características e necessidades específicas da sua indústria.

Sistema de vedação

O portal de selamento é necessário logo após a porta para empresas que trabalham com produtos que exigem ambientes mais controlados, como o setor alimentício, por exemplo. Nesse caso, a vedação é essencial para manter a temperatura dentro dos níveis adequados do lado de dentro do estoque, além de evitar trocas de ar desnecessárias que maximizam as chances de entrada de agentes contaminantes. 

Niveladores de docas

O nivelador de doca pode ser hidráulico, mecânico ou elétrico e serve para compensar o desnível que pode existir entre o caminhão e a área de compartimento de carga. Assim, o nivelador funciona como uma ponte entre esses dois setores, para evitar queda da mercadoria ou outros possíveis acidentes. 

Com um bom nivelador de carga, os equipamentos de movimentação de materiais – como a empilhadeira, por exemplo – conseguem ter acesso ao interior do caminhão sem maiores dificuldades. Além de ser uma importante solução para a segurança logística, os niveladores também garantem maior agilidade ao fluxo, permitindo que o carregamento e descarregamento aconteça de forma rápida e eficiente, evitando paralisações. Afinal, todo empreendedor sabe que tempo é dinheiro!

Iluminação

Uma iluminação adequada no sistema de docas também é importante para garantir a segurança dos envolvidos nos processos. Por isso, avalie a qualidade e intensidade da luz natural na localidade em que as docas estão instaladas. Se necessário, é possível investir em fontes externas de luz que possam ser usadas dentro das carretas, especialmente se na rotina da sua indústria são comuns as movimentações noturnas. Normalmente, as lâmpadas-guias são recomendadas nas laterais da doca, para orientar os motoristas e demais funcionários durante as operações no período da noite. 

Acessórios de segurança

Na área de docas, naturalmente, o fluxo de veículos é mais intenso, por isso, é preciso investir em acessórios de segurança que limitem o trânsito de pedestres nesse setor. Além disso, também é importante usar sinalizadores para direcionar o sentido do tráfego de veículos, e espelhos convexos nos pontos de cruzamento. Também cabe à empresa orientar e treinar a equipe que trabalha no carregamento e descarregamento, para que cada colaborador realize suas atividades obedecendo os critérios de segurança.

Ao investir em bons acessórios para doca, sua indústria poderá extrair ainda mais potencial desse setor, garantindo que o fluxo aconteça de forma rápida, segura e eficiente.

Em relação às portas ideias para docas, a Inovador é referência! Entre em contato com nossos especialistas para conhecer as nossas opções e saber qual é a melhor solução para a sua empresa!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter