Blog Inovadoor

Cuidados para não perder produtos armazenados na câmara fria durante o verão!

A câmara fria serve para armazenar mercadorias que exigem condições de temperatura controladas. Porém, durante o verão, esse mecanismo pode ser prejudicado. Saiba porquê isso acontece e como é possível manter o controle térmico mesmo neste cenário.

As câmaras frias são uma das principais ferramentas da indústria frigorífica e de qualquer outro segmento que precise manter as mercadorias em condições de temperatura controlada. Durante o verão, no entanto, garantir que esse tipo de câmara cumpra a sua principal função torna-se um desafio maior, por conta das condições climáticas externas. A seguir, saiba como o verão interfere no funcionamento das câmaras frias e quais as principais estratégias para manter o controle de temperatura mesmo nessa época do ano.

Como o verão interfere no controle de temperatura na câmara fria ?

Entendendo que uma câmara fria é um sistema criado justamente para controlar a temperatura e não deixar que as mercadorias fiquem à mercê da temperatura externa, então, por que o verão interfere nesse processo? Jefferson Luiz Fontana Carara, Engenheiro de Vendas da Munters Brasil, explica  o mecanismo com base nos conceitos de termodinâmica. “A câmara fria é uma espécie de caixa que cria um isolamento térmico para evitar a troca de temperatura. Porém, o calor é uma energia que flui de um ponto com temperatura mais elevada para outro com temperatura mais baixa. Durante o verão, essa amplitude térmica é acentuada, deixando o interior da câmara mais suscetível às condições externas”.

Outro ponto ressaltado pelo especialista é sobre a diferença das condições de pressão que também se torna mais significativa durante o verão, podendo comprometer a funcionalidade da câmara fria. “A pressão do ar é a soma da pressão do oxigênio, nitrogênio e vapor d’água. Dentro de uma câmara fria, o ar tem menos água e, por consequência, menos pressão. No verão, a diferença de pressão aumenta, aumentando a entrada de água no interior da estrutura, já que os fluxos sempre buscam o equilíbrio”. 

Em resumo, durante o verão, essas condições de temperatura e pressão podem fazer com que a funcionalidade esperada da câmara fria seja comprometida. Se essas variáveis não forem contornadas, o controle da temperatura diminui e, dependendo do caso, as mercadorias armazenadas podem ser perdidas.

Como garantir o controle de temperatura de câmara fria durante o verão?

Cabe aos gestores, portanto, buscar as melhores alternativas para manter o controle de temperatura no interior da câmara fria em qualquer circunstância, mesmo quando o ambiente externo não é o mais favorável para isso. Jefferson cita que o uso de portas rápidas é a maneira mais inteligente de alcançar esse objetivo!

“Quando a câmara fria é vedada por uma porta manual, o movimento mecânico de abrir e fechar pode levar de 20 a 30 segundos. É um tempo significativo para que o ambiente interno fique em contato direto com o meio externo, potencializando as diferenças de temperatura e pressão”. Por outro lado, quando são utilizadas as portas rápidas automatizadas, esse tempo pode cair para a metade, minimizando drasticamente as chances de entrada de calor que possa desestabilizar a temperatura interna. Pensando ao longo de um dia todo, somando todas as vezes em que a porta precisa ser aberta e fechada, essa redução faz uma diferença significativa em termos de economia e preservação do produto. Pensando em períodos maiores, como um ano, mais ainda!

Se não é possível impedir que a temperatura externa possa influenciar no interior da câmara fria, é necessário ao menos reduzir o contato entre esses dois ambientes. Com a porta rápida, diminui-se o tempo que o calor vai ter para se deslocar do meio externo para o interno. Por consequência, o impacto sobre a temperatura vai se tornar irrisório e a conservação das mercadorias armazenadas poderá se manter intacta.

Jefferson também ressalta outros benefícios da porta rápida nas câmaras frigoríficas, principalmente no verão, mas em todas as outras épocas do ano. “A velocidade de abertura e fechamento das portas reduz a formação de gelo, reduz a necessidade de manutenção e, é claro, diminui os prejuízos com perdas de produtos”.

A formação de gelo, inclusive, é mais frequente no verão por conta da diferença de temperatura e aumenta os riscos de acidentes nas câmaras frigoríficas. As superfícies ficam mais escorregadias, podendo provocar a queda dos trabalhadores. Ao reduzir esse processo, pode-se dizer que a porta rápida também contribui para criar um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

Benefícios da porta rápida para câmara fria

Pode-se inferir que vale a pena investir na troca das portas manuais por portas rápidas automatizadas em câmaras frigoríficas graças ao rol de benefícios que elas apresentam especificamente nesse contexto:

  • Como foi exposto, as portas rápidas permitem que o controle de temperatura seja mantido independentemente das condições externas;
  • Evitam a formação de gelo reduzindo os problemas e gastos com manutenção;
  • Proporcionam uma vedação significativa, o que nem sempre é possível com as portas manuais, que acabam deixando brechas para troca de ar e temperatura mesmo enquanto permanecem fechadas.
  • Diminui significativamente o desperdício com energia elétrica, uma vez que com uma melhor vedação do ambiente a troca de temperatura é menor, evitando que o sistema de refrigeração consuma mais energia para compensar a perda de temperatura;
  • Reduz acidentes e danos à estrutura do ambiente já que não haverá mais o acúmulo de gelo e o congelamento do piso, fatores que comprometem a segurança da câmara fria.
  • Ao reduzir o tempo de contato do interior da câmara com o meio externo, mitigam o risco de entrada de agentes contaminantes que possam comprometer a qualidade da mercadoria;

Portanto, se você deseja aumentar a eficiência no armazenamento da sua indústria, aposte nas portas rápidas para câmara frigorífica. Quer saber mais sobre como esse tipo de porta pode ajudar nos seus negócios, especialmente considerando as sazonalidades de temperatura? Entre em contato com nossos especialistas!

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

617DZ-Porta Flexível para Doca Linha Fria

Porta Flexível para Doca Refrigerada

617DZ-Porta Flexível para Doca Linha Fria

Porta Flexível para Doca Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter