Blog Inovadoor

Armazenagem frigorífica: 5 problemas que podem acabar com seu produto!

Produtos da indústria frigorífica são altamente perecíveis e, por isso, precisam de condições controladas para manter suas propriedades. Descubra os 5 problemas mais comuns na armazenagem frigorífica que podem fazer a sua empresa perder lotes de mercadorias.

Cada segmento da indústria tem as suas particularidades. E dominar esses pormenores é justamente o que diferencia os empreendedores de sucesso daqueles que precisam constantemente “apagar incêndios”. No caso da frigorífica, um dos principais pontos de atenção é a alta perecibilidade dos produtos, o que significa que eles podem ser facilmente perdidos se houver qualquer alteração nas condições de produção e armazenamento. Confira abaixo os 5 problemas mais comuns nesse setor que podem fazer com que a sua empresa perca mercadorias na armazenagem frigorífica – e enfrente os prejuízos consequentes disso!

Falta de manutenção preventiva

Qual foi a última vez que o sistema de refrigeração da sua indústria passou por uma manutenção preventiva completa? Essa prática deve ser adotada com frequência para evitar falhas que possam interromper o controle térmico repentinamente.

Equipamentos que estão há muito tempo sem passar por uma revisão estão suscetíveis a terem seu funcionamento paralisado, causando a perda da temperatura adequada e, por consequência, o desperdício de toda a mercadoria que estava armazenada. 

Além disso, até que a manutenção corretiva seja realizada, a empresa pode passar muito tempo com suas atividades paralisadas, comprometendo o fluxo de trabalho e até os combinados com os clientes. 

Por outro lado, a manutenção preventiva pode ser planejada para que não ocorram problemas dessa natureza.

Falta de treinamento

Os colaboradores que atuam na indústria frigorífica precisam ser bem treinados para isso! Isso significa que eles devem entender quais procedimentos devem ser adotados, como precisam ser colocados em prática e qual a importância de manter esse padrão, entendendo a gravidade das possíveis consequências de uma falha operacional.

Quando a empresa não se preocupa com essa preparação dos profissionais, o prejuízo é iminente! Os equívocos mais comuns, cometidos por imperícia, imprudência ou negligência, são:

  • Controle inadequado no acesso das câmaras frias, ou seja, o colaborador não planeja as atividades que precisa executar antecipadamente e acaba acessando o espaço mais vezes do que seriam necessárias;
  • Falta do uso dos EPIs adequados, o que tanto pode causar acidentes quanto contaminar os produtos armazenados;
  • Armazenamento incorreto do produto, sem levar em conta as suas especificações;
  • Demora na execução dos procedimentos, deixando o interior da câmara fria em contato com o meio externo por mais tempo do que o recomendado;
  • Permanência da porta aberta durante as atividades – um problema bastante grave que será melhor detalhado na sequência.

Por isso, é fundamental estruturar um bom processo seletivo para contratar colaboradores que estejam aptos a trabalhar nesse segmento, mas, principalmente, investir em bons treinamentos.

Discordância com as especificações de temperatura

Embora a indústria frigorífica exija por si só um controle de temperatura, o que se entende por adequação térmica varia de um produto para o outro. Por exemplo: elementos embutidos precisam ser mantidos refrigerados, enquanto as carnes, em sua maioria, devem ser congeladas. 

Para cada tipo de produto, portanto, existe uma especificação de temperatura que deve ser seguida. Não respeitar essa diretriz é outro erro comum! Quando isso acontece, na melhor das hipóteses, as propriedades e a qualidade da mercadoria podem ser danificadas e, na pior, todo o lote pode ser perdido, gerando um grande prejuízo financeiro.

Alguns tipos de alimentos são mais suscetíveis do que outros, o que significa que dependendo do caso, uma variação pequena de temperatura já pode ser suficiente para causar perda.

Porta aberta por muito tempo

Acabamos de chegar em um ponto bastante delicado da armazenagem frigorífica: o tempo de abertura da porta. Quanto maior ele for, mais tempo a câmara fria permanece em contato com o ambiente externo, criando a oportunidade para a troca de ar.

Mas, afinal, por que essa troca de ar é tão perigosa? Quando o ar mais quente, que está do lado de fora, entra na câmara fria, ela causa uma alteração na temperatura do ambiente interno, que acaba aumentando. Com isso, as condições de armazenamento dos produtos são alteradas, podendo modificar as suas propriedades. Outro problema é a  possível entrada de agentes contaminantes.

Contudo, os problemas de deixar a porta aberta por muito tempo não param por aí! Além das trocas de ar e temperatura, existem outras consequências:

  • Descongelamento;
  • Formação de gelo;
  • Acúmulo de água no chão, elevando as chances de acidentes;
  • Congelamento do piso, reduzindo a aderência dos pneus das empilhadeiras e dificultando o trânsito de mercadorias.

Assim, as portas manuais convencionais já não são a tecnologia mais adequada. Imagine o seguinte cenário: o operador precisa carregar os paletes da empilhadeira e organizá-los dentro da câmara fria. Se a porta for manual, ele vai abri-la, carregar toda a mercadoria para depois fechá-la. Quanto tempo a porta permaneceu aberta?

Por outro lado, com as portas rápidas, é possível apostar na tecnologia de acionamento automático, em que elas fecham logo após a passagem do operador. Assim, é possível reduzir drasticamente o tempo pelo qual a porta permanece aberta, minimizando todos os riscos na armazenagem frigorífica que foram citados acima.

A Inovadoor é referência em portas rápidas, com soluções ideais para a indústria frigorífica. Não deixe de conhecer!

Sistema de armazenagem ineficiente

A falta de uma organização bem estruturada dentro das câmaras frias é outro ponto de atenção. O ideal, por exemplo, é o uso de racks metálicos para manter as mercadorias acondicionadas verticalmente, facilitando a visualização do que está disponível ou não. Além disso, eles já são preparados para o engate da empilhadeira. 

Reveja como os seus produtos estão sendo armazenados na câmara fria e se é possível melhorar isso!

Nós queremos ajudar a sua indústria frigorífica a não sofrer com desperdícios e crescer cada vez mais! Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre as portas rápidas da Inovadoor. 

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter