Blog Inovadoor

10 dicas infalíveis para evitar infiltração de ar em câmaras frias

A infiltração de ar em câmaras frias é uma das principais dificuldades para manter a alta performance na indústria frigorífica. Por isso, hoje separamos 10 dicas infalíveis para resolver esse problema definitivamente. Confira!

Se tem um problema que pode trazer grandes impactos negativos para a sua indústria frigorífica, é a infiltração de ar nas câmaras frias. Quando não existem alternativas eficientes para evitar esse processo, diversas consequências se apresentam: problemas de segurança do trabalho (por conta de degelo), sobrecarga dos equipamentos que não estarão trabalhando em condições adequadas, aumento do gasto de energia e até a perda dos produtos armazenados. Por isso, hoje, separamos 10 dicas infalíveis para resolver de vez esse obstáculo na sua empresa! Confira!

  1. Identificar cargas de latente

Jefferson Carara, Engenheiro de Vendas da Munters Brasil Indústria e Comércio Ltda, explica que o primeiro passo para minimizar a infiltração de ar em câmaras frias é identificar de onde vêm as cargas de calor latente naquele projeto. Ou seja, quais são os pontos pelos quais o ar externo pode entrar.

Poucas pessoas se dão conta da importância dessa primeira etapa, mas ela é fundamental. Afinal, apenas com essa identificação você vai conseguir pensar em soluções que sejam eficientes para o seu projeto. 

  1. Construir um fluxograma do caminho do ar

Jefferson explica que a partir da identificação das cargas de calor latente, é possível realizar um balanço de massa da planta e construir um fluxograma do caminho do ar. Ou seja: colocar no papel qual é o caminho que o ar percorre de dentro para fora da câmara fria. Isso torna o problema visível. “Depois de entendido isso, para cada problema tem uma solução”, comenta Jefferson.

Ao elaborar o fluxograma, talvez você perceba que o maior problema seja o fato de que as portas permanecem abertas por muito tempo, por exemplo. Ou então, pode notar que o maior fator por trás da infiltração de ar seja a área de vão livre da porta utilizada. O mais importante é delimitar exatamente qual é a questão que precisa ser solucionada.

  1. Substituir portas tradicionais por portas rápidas

Com o fluxograma em mãos, uma das principais ferramentas para aumentar o controle e diminuir a infiltração de ar são as portas rápidas. Ao contrário de portas tradicionais, elas são projetadas para abrir e fechar automaticamente, a uma velocidade considerável. Algumas operam em torno de 1 m/s, por exemplo. O objetivo é que a porta fique aberta somente pelo tempo necessário para a passagem dos operadores e cargas, nenhum segundo a mais do que isso.

Consequentemente, é possível reduzir o tempo de contato entre o interior da câmara frigorífica e o ambiente externo, mecanismo essencial para diminuir os índices de infiltração. Atualmente, as portas rápidas para indústria frigorífica são a solução mais moderna para controlar não apenas a infiltração, mas também para manter a temperatura dentro dos níveis adequados e evitar a entrada de agentes contaminantes.

Aqui na Inovadoor, temos diversas opções de portas rápidas, confira

  1. Melhorar a vedação de docas

Outra alternativa apontada por Jefferson para minimizar a infiltração de ar é melhorar a vedação de docas, minimizando o espaço existente entre o prédio e o caminhão que chega para carga e descarga. Além das portas rápidas que possuem medidas para se encaixar de forma mais ajustada, também existem acessórios para vedação que podem ser incluídos no projeto. 

Dessa forma, enquanto o caminhão estiver estacionado para as movimentações de carga, haverá menos abertura para a entrada de ar externo. 

  1. Estabelecer processos que minimizem o tempo de porta aberta

Controlar a infiltração de ar em câmaras frias vai além de instalar melhorias estruturais para isso. É preciso rever os processos internos que acontecem dentro desse espaço para reduzir o tempo de abertura da porta. 

Se as atividades realizadas pelos operadores forem otimizadas, é possível, por exemplo, diminuir a quantidade de vezes que eles entram e saem do ambiente ao longo do dia. Por isso, mapeie todos os processos e tarefas que são realizados corriqueiramente, de que forma são conduzidos e busque maneiras de elevar a eficiência nesse sentido. 

  1. Treinamento constante dos profissionais

Os profissionais que trabalham diretamente entrando e saindo da câmara fria precisam estar devidamente preparados para isso. “O treinamento constante sobre o tema, quanto à operação e uso dos equipamentos e portas, é o melhor caminho”. 

Primeiramente, eles precisam compreender as possíveis consequências da infiltração de ar na câmara frigorífica e como o seu trabalho é importante para evitar isso. Depois, devem receber orientações mais práticas sobre como proceder no dia a dia a fim de evitar a entrada de ar externo no ambiente controlado. 

  1. Verificar a temperatura da câmara fria ao longo do dia

Quando ocorre infiltração de ar na câmara frigorífica, naturalmente, a temperatura interna tende a aumentar pela troca de calor com o meio externo. Por isso, recomenda-se que essa temperatura seja averiguada cerca de três vezes ao dia, para servir como um indicador. 

Caso a temperatura interna da câmara esteja mais elevada do que o esperado, esse pode ser um sinal de infiltração de ar. Ou seja, é um indício de que se deve pensar em soluções nesse campo. 

  1. Manutenção das portas em dia

A manutenção preventiva das portas rápidas também precisa estar sempre em dia para que elas cumpram todas as funções previstas: tanto a operação de abertura e fechamento em alta velocidade quanto a vedação. Felizmente, a manutenção das portas rápidas da Inovadoor também é bem mais simples, portanto, isso será uma tarefa fácil!

  1. Ambiente fluido para passagem de pessoas e materiais

O layout do ambiente interno da câmara frigorífica também precisa ser bem planejado: é preciso haver espaço de circulação suficiente para operadores e cargas, evitando entraves que aumentem o tempo de permanência dentro da câmara e o tempo de porta aberta.

  1. Soluções personalizadas

Essa é outra dica imprescindível: cada projeto tem suas características e, assim, é preciso pensar em soluções específicas que minimizem o problema de infiltração de ar de maneira mais eficiente. Por isso, a equipe da Inovadoor fica à disposição para atender à sua demanda!

Quer saber como reduzir a infiltração de ar e aumentar a eficiência na sua câmara frigorífica? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter