Blog Inovadoor

Barreira sanitária em indústria frigorífica, qual a melhor porta?

É fato que a indústria frigorífica precisa ter muita atenção na higiene e controle de contaminação em todos os seus ambientes. Isso é primordial para que a qualidade do produto seja sempre respeitada e o consumidor fique longe de qualquer consequência devido a manipulação errada do produto que chegou em sua mesa.

A Barreira Sanitária é um dos ambientes mais importantes quando falamos da indústria da carne, seja ela suína, bovina ou aves, e produtos industrializados a partir da mesma matéria prima. É o local onde os trabalhadores de uma indústria frigorifica devem passar sempre que forem acessar qualquer ambiente dentro das dependências do frigorífico antes de iniciar seu trabalho. Neste ambiente, ocorre um processo rigoroso de limpeza, higienização e esterilização de qualquer bactéria ou resíduo nas partes expostas do corpo do colaborador, como mãos e rosto, e no uniforme e EPI’s utilizado por ele, como botas, luvas, óculos e outros. Sem que o colaborador esteja treinado e adaptado para que esse processo ocorra, o mesmo fica impedido de acessar qualquer ambiente da indústria.

Mas, sabemos que o ar é um grande transmissor de micropartículas contaminadas e bactérias, e que elas podem acabar entrando em qualquer ambiente de forma invisível, até por que se tratam de matérias microscópicas. Nesse caso, como controlar que essas impurezas entrem no ambiente de uma indústria frigorifica se são tão invisíveis e impossíveis de barrar? A resposta está na forma como o acesso ao ambiente ocorre!

Vamos considerar que, para acessar qualquer ambiente de um frigorífico, seja ele sala de processamento, câmaras frias ou até mesmo área de expedição, é necessário passar por uma porta. Toda vez que uma porta é aberta existirá uma troca de ar e temperatura. Se esse processo de abertura e fechamento de porta for feito através de uma porta convencional, ou seja, uma porta de abertura e fechamento manual, a troca de ar e entrada de partículas pode ser muito grande. Se considerarmos que é um horário de troca de turno dos funcionários, com entrada de vários colaboradores, podemos calcular que a porta ficará aberta por um período mínimo de 3 minutos antes de ser fechada. Nesse cenário, fica incalculável a quantidade de impurezas que entrarão no ambiente interno desta indústria.

Para que o ambiente seja protegido e não exista essa contaminação do ar externo para a área interna, o processo de acesso a esses ambientes deve ser feito da forma mais segura possível: através de portas rápidas.

As portas rápidas de enrolar da Inovadoor além de possuírem um sistema que opera com abertura e fechamento rápido, são preparadas para suportarem um alto fluxo de trabalho. Elas possuem sistema de sensores e radares opcionais que realizam abertura da porta de forma rápida, sem que o operador precise acionar algum botão de abertura e realizam o fechamento assim que seu sistema detectar que não há mais barreiras que impeçam seu fechamento, sejam elas operadores, maquinários ou outro equipamento.

Em sua composição existem materiais preparados para aguentar temperaturas negativas e evitar o congelamento da porta e acumulo de gelo. Ainda assim, sua lona de revestimento e manda elastomérica interna são compostas por materiais que não permitem o acumulo de sujeira ou outro detrito.

As Barreiras Sanitárias, normalmente são localizadas na entrada do setor fabril e são o primeiro local acessado pelos trabalhadores antes de se direcionarem para seu local de trabalho. É por ela que pode ocorrer a entrada de ar impuro e bactérias para os demais ambientes da indústria, já que é por ali que qualquer pessoa acessará os outros ambientes e é onde ocorre a divisão entre o ambiente interno e o ambiente externo.

Ter uma porta rápida de enrolar nesse ambiente passa a ser uma necessidade pois, é ela que impedirá a entrada do ar com partículas e bactérias e reduzirá drasticamente a contaminação no ambiente. Um cenário ideal conta com uma porta rápida instalada na entrada/recepção da empresa que dará acesso a barreira sanitária, e uma porta rápida instalada entre a barreira sanitária e as demais áreas da indústria frigorífica. Desta forma, apesar de existir a baixíssima possibilidade da entrada de bactérias na barreira sanitária através da primeira porta, as chances dessa mesma bactéria ser transferida para outras dependências se tornam nula, já que, haverá uma outra porta rápida que impedirá que isso aconteça.

Verifique qual o melhor modelo de porta rápida Inovadoor para a Barreira Sanitária de seu frigorífico ou para os demais ambientes entrando em contato com nosso time de especialistas.

Aproveite para conferir nosso conteúdo sobre eficiência energética através de portas rápidas de enrolar.

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter