Blog Inovadoor

Porta de serralheria ou porta seccional? Entenda a diferença!

Você sabe qual a diferença entre uma porta seccional e uma porta de serralheria? Leia mais e saiba qual é a melhor para sua empresa!

Você tem dúvidas sobre a porta de serralheria e a porta seccional? Saiba que preparamos este artigo especialmente para te ajudar. As duas portas são bastante utilizadas no ambiente industrial, mas muitas pessoas não sabem que a escolha de um elemento como este é tão importante a ponto de interferir na produtividade, economia e outros fatores da empresa.

Ao longo deste conteúdo, vamos falar sobre as principais características das duas portas e, com isso, esperamos te ajudar a escolher o melhor modelo de acordo com as necessidades do seu negócio.

Afinal, qual porta é mais resistente? A porta de serralheria ou porta seccional? Qual pesa mais? Para qual das portas, a manutenção é mais acessível? Qual atende melhor os requisitos básicos de segurança no trabalho? Continue lendo e saiba todos esses detalhes!

O que é uma porta seccional?

Uma porta seccional tem esse nome porque é construída com várias sessões de painéis. Geralmente, são portas mais robustas, caracterizadas por elementos como:

  • Dobradiças de articulação;
  • Vedação em borracha;
  • Botoeira;
  • Motor elétrico e muito mais.

Apesar de serem bem reforçadas, são portas compactas e nem por isso, menos eficientes. São portas fabricadas com muito cuidado e cumprem todos os requisitos de segurança da NR 12, prezando pelo baixo esforço dos operadores, além de características como ergonomia e segurança.

Onde usar a porta seccional?

Dentre as principais aplicações da porta seccional, o ambiente industrial é um local muito comum para espaços como: docas de expedição, armazéns, centros de distribuição, depósitos e espaços de logísticas em geral.

Existem várias vantagens que se destacam entre as portas seccionais. São elas:

  • Capacidade de isolamento térmico;
  • Redução das perdas térmicas e maior capacidade para preservação de produtos;
  • Composição feita com base em padrões rigorosos de ergonomia e segurança;
  • Alta capacidade de vedação;
  • Foco em alta produtividade e baixo esforço dos operadores.

A Inovadoor é referência na produção de portas seccionais com qualidade comprovada nos mais diversos nichos. Além de serem portas práticas que podem ser operadas com motor, é possível operá-las no manual, com a mesma eficiência, facilidade e agilidade de sempre.

Existem portas seccionais de modelos distintos como a porta de enrolar e dobrar. Independente das especificações, são portas muito seguras, compactas e econômicas que dificilmente vão afetar sua operação de forma negativa.

Pelo contrário, no caso de mercados e áreas de refrigeração, seu negócio só tem a ganhar com uma porta que possui isolamento térmico e vedação eficiente. Isso significa maior produtividade para o ambiente, maior qualidade para os produtos e, consequentemente, maior competitividade para a sua empresa perante a concorrência.

Porta de serralheria

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma porta seccional, é muito importante falar sobre a porta de serralheria. As portas de serralheria são mais tradicionais no mercado e fáceis de encontrar.

Em um primeiro momento, o custo deste modelo de porta até pode ser atrativo, mas sabe o ditado popular que diz que o barato pode sair caro?

Considerando que uma porta de serralheria não tem isolamento térmico, vedação e isolamento acústico, dependendo da aplicação e do uso da porta (se for em um ambiente refrigerado, por exemplo),  perdas térmicas afetam a qualidade da produção.

Outro detalhe que exige cautela no caso desta porta são os aspectos de segurança e ergonomia. São portas mais pesadas geralmente, que exigem mais esforço para o operador durante a execução da atividade e não são tão ergonômicas como uma porta seccional da Inovadoor, por exemplo.

Porta seccional ou porta de serralheria: qual escolher?

Finalmente, chegamos a um ponto crucial do nosso conteúdo. Afinal, qual porta é melhor e como fazer essa escolha que vai impactar toda a operação futura da sua empresa?

Se você deseja qualidade a longo prazo, com isolamento eficiente, produtividade, mais segurança para pessoas e cargas, a porta seccional é uma porta muito mais completa e que atende não só as necessidades básicas como vai muito além disso.

Caso você não tenha como investir em uma porta rápida e completa, a porta de serralheria até pode ser uma opção inicial. No entanto, a diferença de valores que futuramente sua empresa terá que arcar para fazer a substituição de portas de ferro por portas seccionais é um detalhe de extrema importância para ser colocado na ponta do lápis.

Investir em portas fabricadas de acordo com a legislação vigente de segurança de trabalho e que proporcionam conforto, ergonomia, segurança e produtividade na operação é construir um plano a longo prazo, com uma visão que vai trazer mais credibilidade e condições de competitividade da sua indústria, independente do segmento de atuação.

Conheça a Inovadoor

Quando o assunto é qualidade e segurança em portas rápidas, a Inovadoor é a número 1 em fabricação de portas industriais do Brasil, prezando pelas boas práticas de prevenção, segurança de trabalho e cumprimento de normas técnicas de segurança.

Economia, conforto, facilidade e qualidade da operação podem fazer parte de um mesmo projeto e nossos especialistas estão prontos para criar soluções personalizadas de acordo com o cenário do seu negócio.

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Clique aqui e confira ou converse com nossos especialistas!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter