Blog Inovadoor

Porta para docas: flexível ou seccional?

Dúvidas sobre porta para docas? Saiba a diferença entre porta flexível e a porta seccional!

Porta flexível ou porta seccional para docas? Muitas pessoas ficam na dúvida de como funciona a aplicação dos modelos para docas e tanto as flexíveis quanto as seccionais são as mais comuns no mercado.

Se você quer entender quais são os benefícios de cada porta, quais são os diferenciais de cada modelo e como fazer uma escolha assertiva considerando as especificidades do segmento, das condições do ambiente e do custo-benefício, este artigo pode te ajudar.

A equipe da Inovadoor fez um levantamento de tudo o que você precisa saber sobre portas flexíveis e portas seccionais para aplicação em docas. Continue lendo e saiba mais!

Características da porta seccional

Acionada através de molas, a porta seccional é muito indicada para áreas que exigem maior segurança patrimonial, como centros de distribuição e espaços de despacho e recebimento de mercadorias.

Como o próprio nome diz, são portas compostas por um conjunto de painéis que formam sua estrutura que é composta por dobradiças, trilhos, sensores, botões ou dispositivos adicionais de segurança.

As portas seccionais podem ser personalizadas conforme o projeto e as necessidades de cada ambiente. Na Inovadoor, é possível personalizar a porta seccional, escolhendo a cor dos painéis ou adicionando botoeiras e sistemas adicionais.

Independente disso, vale destacar que existem características que contemplam todos os modelos de série nesse estilo de porta. São elas:

  • Operação manual ou automática via motor: mais tranquilidade em todos os momentos, afinal, em caso de falta de energia elétrica, o motor é desacoplado.
  • Composição resistente, com materiais de alta durabilidade: a porta seccional é fabricada com aço zincado.
  • Estrutura robusta, com ênfase na segurança: além da fabricação em aço zincado, a porta seccional conta com um excelente sistema de vedação em borracha no perímetro, além do sistema automatizado. É uma porta muito segura, ideal para ambientes externos e que demandem segurança patrimonial.

Um dos diferenciais da porta seccional da Inovador é o sistema de isolamento interno em PIR (Poliisocianurato). Na prática, esse material proporciona maior conforto térmico para a edificação, o que é muito requisitado para centros de distribuição, armazéns logísticos e ambientes semelhantes.  

Variações da porta seccional

A linha de portas seccionais da Inovadoor conta com 3 modelos atualmente. São eles: 503 PIR, 504 PUR e 510 PUR. Todos eles são fabricados em aço zincado e possuem acabamento pré-pintado, além de seções seladas em poliéster.  

Independente da variação, as portas seccionais foram projetadas para otimizar espaços logísticos, considerando o espaço físico. 

Todas os modelos de portas seccionais contam com um sistema de isolamento térmico. As portas identificadas com a sigla PUR são caracterizadas por um sistema de isolamento térmico em poliuretano, enquanto a 503 PIR é feita de poliisocianurato.

Todas as  portas seccionais possuem propriedades excelentes para suportar temperaturas neutras, com variação de 5ºC até 40ºC. 

Características da porta flexível

A porta flexível também é muito usada em docas, mas o seu uso é recomendado em locais onde não há acesso à rua por questões de segurança. Como geralmente ela tem 1mm de espessura, é mais indicada em locais de restrito acesso.

Isso vale tanto para áreas secas de forma geral, como também para ambientes refrigerados em câmaras frigoríficas, por exemplo. Conheça as principais características da porta flexível nos tópicos abaixo.

  • Sistema de auto reparo: ao bater na porta com a empilhadeira, o operador não precisa sair do veículo e acionar a equipe de manutenção que passará horas consertando a porta. A porta flexível  possui um sistema de retorno automático nas guias laterais.  Ou seja, após a colisão, a porta abre e fecha na sua posição original, sem necessidade de intervenção técnica. Simples assim!
  • Composição reforçada: a lona de uma porta flexível é fabricada em PVC e nylon, com reforço estrutural. A lona tem aditivos que fazem com que a porta flexível seja resistente a situações diversas como as colisões e batidas, por exemplo;
  • Alto padrão de segurança: as portas flexíveis são mais leves, mas muito seguras. Todas elas contam  com sensores inteligentes projetados para identificar situações de risco, garantindo bom desempenho da porta, além de evitar acidentes de trabalho.
  • Vedação eficiente: as portas flexíveis contam com elementos que garantem uma excelente vedação para os ambientes. A porta flexível 617 DZ, por exemplo, foi produzida especialmente para ambientes frigoríficos com o objetivo de preservar a temperatura do ambiente, evitando perdas térmicas desnecessárias mesmo no ambiente de doca.

Variações das portas flexíveis

As portas flexíveis, também chamadas de portas rápidas, possuem diversos modelos que são personalizados para cada ambiente. Além da 617 DZ que atende ambientes refrigerados,  as portas 601 e 602 são bastante requisitadas para ambientes internos por serem caracterizadas pelo funcionamento suave e silencioso, além de ser uma porta com classe de risco menor para o operador e de vida útil superior a uma porta rígida.

As portas flexíveis rápidas de enrolar do modelo 617 são ideais para centros logísticos e docas. Afinal, apresentam excelentes benefícios em isolação térmica, além dos diferenciais como: sistema de auto reparo em caso de acidentes, motor potente e com longa vida útil, agilidade (a velocidade de abertura varia entre 0,8 e 1,0 m/s), baixo nível de ruídos.

A tecnologia de ponta também é uma vantagem desta porta na aplicação para docas. Os componentes que fazem parte desta porta são de tecnologia europeia, mas com produção integral no Brasil, pela Inovadoor.

Conte com a Inovadoor

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funciona uma porta flexível e quais são as características de uma porta seccional, é interessante avaliar o seu projeto e os desafios da sua empresa antes de escolher qual é o modelo mais indicado para sua doca.

As portas flexíveis não machucam os operadores, são resistentes, ajudam a manter a limpeza do ambiente, são portas rápidas e inteligentes e, além disso, proporcionam economia e produtividade por dispensar os custos de tempo e dinheiro com manutenções complexas.

Já as portas seccionais são mais robustas, pesadas e adequadas para espaços externos por conta dessas características. Também são muito resistentes, eficazes, mas precisam passar por uma manutenção mais cuidadosa a cada três meses para limpeza geral, torção na mola e revisão dos dispositivos. São ideais para galpões que tem fácil acesso de intrusos, garantindo uma alta segurança patrimonial.

Em resumo: a porta flexível e a porta seccional são eficientes para aplicação em docas, embora tenham diferenças na composição possuem valor aproximado no modelo motorizado. Cabe avaliar cada situação para entender o que funciona melhor para o seu caso e a Inovadoor pode te ajudar.

Quer saber mais sobre as diferenças entre a porta flexível e a porta seccional ou tem dúvidas sobre  o que atende sua necessidade ? Converse com os especialistas da Inovadoor!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter