Blog Inovadoor

Substituição de porta manual por porta rápida

Frigoríficos exigem condições controladas que não podem ser oferecidas pelas portas manuais. A alternativa para isso é fazer a substituição de porta manual por porta rápida!

Os frigoríficos trabalham com um tipo de alimento extremamente perecível, que são as carnes ainda cruas, ou produtos que necessitem de baixas temperaturas para serem armazenados, como sorvetes, iogurtes e industrializados. Um dos pontos mais importantes para manter as características desse produto totalmente preservadas e, principalmente, evitar a contaminação com micro-organismos é o controle das condições das áreas de acesso, processamento e armazenagem, especialmente no que se refere à temperatura. Para tanto, as portas manuais nem sempre são a melhor solução, podendo ser substituídas pelas portas rápidas. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Por que substituir a porta manual?

As portas manuais foram desenvolvidas há muito tempo como solução para ambientes frigoríficos. Por isso, ainda que cumpram a função de isolamento térmico, não o fazem com o máximo de eficiência porque não são baseadas em uma tecnologia suficiente para isso! Ou seja, hoje em dia, não se apresentam mais como a melhor alternativa. 

Já as portas rápidas, por outro lado, possuem um mecanismo mais tecnológico que as torna altamente eficazes no controle de temperatura, podendo operar em larga escala e controlando com maior eficiência a infiltração de ar do ambiente externo. 

Assim, a substituição de portas manuais por portas rápidas em frigoríficos é necessária para garantir uma estrutura apropriada à conservação dos produtos nesse tipo de estabelecimento.

Benefícios da substituição de portas

Ao fazer a substituição de porta manual por porta rápida no seu frigorífico, o ambiente automaticamente se torna mais seguro. E isso acontece de diversas maneiras:

• Controle da temperatura

Esse é o benefício mais significativo das portas rápidas para esse tipo de estabelecimento e que as portas manuais não são capazes de garantir. A recomendação é que a temperatura dentro dos frigoríficos seja mantida entre 0ºC e 4ºC. Isso cria um ambiente hostil para os micro-organismos que, se houvesse uma temperatura maior, iriam sobreviver e se proliferar, comprometendo a qualidade da carne.

Ao contrário dos modelos manuais, as portas rápidas oferecem a vantagem do isolamento térmico, tanto graças ao seu material de fabricação quanto à vedação que proporcionam nas áreas em que são instaladas. Assim, você tem a certeza de que a temperatura da área interna realmente está dentro dos padrões adequados.

• Minimização das trocas de ar

Outro fator que aumenta as chances de contaminação no interior de ambientes frigoríficos são as trocas de ar constantes com a área externa. Outro ponto que pode ser solucionado com as portas rápidas. Operando a uma velocidade que pode ficar em torno de 1 m/s, elas permanecem abertas por menos tempo quando alguém precisa passar. Ou seja, o intervalo para troca de ar é reduzido.

Essa função automatizada também evita um problema que pode ser comum na utilização de uma porta manual: alguém se esquecer de fechá-la depois de atravessar, ampliando ainda mais as chances de contaminação nesse período.

• Ausência de contato

Quando se usa uma porta manual, naturalmente é preciso ter contato com a superfície da maçaneta para abri-la ou fechá-la. E embora esse contato aconteça de forma muito rápida, ele pode ser suficiente para que algum agente contaminante seja transmitido para as mãos e, depois, para a carne durante o manuseio. Se a pessoa já estiver com as luvas que serão usadas na manipulação do alimento quando abrir ou fechar a porta, a contaminação é quase certa!

Por outro lado, a porta rápida é automatizada, ou seja, com a inclusão de dispositivos e radares de abertura em seu projeto, ela abre e fecha sem essa necessidade de contato. Esse é mais um dos fatores que faz com que esse tipo de estrutura torne o ambiente mais seguro nesse aspecto.

• Sem deformações

Se a porta manual sofrer algum impacto que altere a sua estrutura, o seu potencial de isolar a área pode ficar ainda mais prejudicado. É por isso que as portas rápidas são desenvolvidas com material que se recupera automaticamente após sofrer algum choque, retornando ao seu formato original e sem permitir que as suas funcionalidades sejam comprometidas. 

• Combate de germes

Existem modelos de portas rápidas que foram elaborados especificamente para os ambientes frigoríficos e, nesses casos, elas possuem em sua composição um componente aditivo antimicrobiano que serve para prevenir a formação de fungos na estrutura. Considerando que a porta é uma estrutura que separa duas áreas, muitas vezes em condições diferentes, esse é um benefício bastante importante!

• Fácil higienização

Portas que foram planejadas especificamente para ambientes que necessitam de condições controladas também seguem as normativas vigentes quanto à sua higienização. Na prática, isso significa que a superfície é totalmente lisa e uniforme, sem ranhuras ou outros desníveis que poderiam provocar o acúmulo de sujidades. 

• Maior vida útil para os equipamentos

Além de todos os benefícios das portas rápidas para o produto em si, elas também contribuem para prolongar a vida útil dos equipamentos utilizados. Isso é uma consequência de todos os aspectos citados anteriormente: ao manter as condições adequadas dentro do ambiente, as portas fazem com que o maquinário do frigorífico também funcione de acordo com os padrões para os quais foi desenvolvido.

Como escolher a porta certa para substituir a manual?

As portas rápidas desenvolvidas para ambientes frigoríficos, de um modo geral, atendem às necessidades desse tipo de estabelecimento e oferecem um desempenho bastante superior em relação às portas manuais. O que será preciso observar ao escolher o melhor modelo são algumas particularidades como o tamanho do espaço, por exemplo. 

Remoção da porta manual e instalação da porta rápida

Para remover a porta manual é indicado que as atividades do frigorífico sejam paralisadas durante esse período para evitar quaisquer contaminações. A instalação das portas rápidas é bem mais ágil e prática do que das portas convencionais, portanto, esse processo será feito em pouco tempo e o frigorífico poderá voltar a funcionar normalmente. E o mesmo acontece quando for necessário fazer algum tipo de manutenção: ela é rápida e simples. Afinal, tempo é dinheiro e a produção não pode ficar parada por longos períodos!

A linha de portas frigoríficas da Inovadoor é bastante completa e certamente terá opções para o seu estabelecimento. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre as nossas soluções.

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

600-Porta Rápida de Enrolar

Porta Rápida para Área Seca

600-Porta Rápida de Enrolar

Porta Rápida para Área Seca

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter