Blog Inovadoor

Como evitar perdas na indústria frio alimentar

As perdas de mercadorias em qualquer indústria representa um prejuízo significativo para a empresa. A seguir, descubra como evitar que isso aconteça na indústria frio alimentar 

Quanto mais volátil é um produto, ou seja, quanto mais fácil é para ele sofrer alterações em suas propriedades, maior é a necessidade de controle dos ambientes que ele atravessa na cadeia de produção. A indústria frio alimentar diz respeito exatamente a isso: um segmento industrial que trabalha com mercadorias alimentícias perecíveis, que exigem a manutenção de baixas temperaturas para evitar quaisquer prejuízos a elas. Inclui, por exemplo, as carnes e laticínios.

Justamente por essa volatilidade, uma particularidade da indústria frio alimentar é o maior risco de perda de produtos. Qualquer descontrole do ambiente pode causar a contaminação de um lote inteiro de mercadoria. Além do óbvio prejuízo financeiro, esse tipo de eventualidade também vai romper toda a cadeia de abastecimento, gerando consequências ainda mais graves. Portanto, deve haver um cuidado redobrado justamente para evitar essas perdas. 

E como fazer isso? Confira a seguir algumas dicas!

Identificação das etapas

O primeiro passo é identificar todas as etapas que compõem o fluxo da mercadoria na indústria frio alimentar. Em geral, incluem a fabricação, armazenamento, distribuição (transporte), venda e consumo. Desde a fabricação até a entrega do produto ao consumidor final, a indústria é responsável por garantir a segurança de todas essas etapas. Ou seja, é preciso estabelecer um plano de controle para cada uma delas.

Controle de temperatura

A questão da temperatura é uma das chaves para evitar perdas na indústria frio alimentar. A temperatura adequada vai depender do tipo do produto, de acordo com os seguintes parâmetros:

  • Frutas e vegetais: de 10ºC a 18ºC;
  • Hortaliças, laticínios, carnes frescas e embutidos: de 0ºC a 10ºC;
  • Produtos congelados de maneira geral: de -25ºC a 0ºC;
  • Túnel de congelamento: acima de -25ºC.

Para evitar perdas, portanto, é preciso manter a temperatura dentro desses padrões. Se os produtos forem expostos a um calor maior do que o recomendado, podem sofrer algum tipo de contaminação que inviabilize o seu consumo. Nesse sentido, as portas rápidas são extremamente eficientes, já que elas vedam completamente o ambiente nos quais são instaladas, impedindo a troca de temperatura com o meio externo.

Confira aqui um conteúdo completo sobre controle de temperatura.

Combate aos agentes contaminantes

Produtos alimentícios são muito suscetíveis a agentes contaminantes justamente porque seu destino final é o consumo. Sempre que esse consumo for colocado em risco, toda a mercadoria precisa ser descartada. Para minimizar os riscos de introdução de agentes contaminantes, é necessário reduzir ao máximo o tempo em que o ambiente interno e externo permanecem conectados, ou seja, o tempo de portas abertas.

Essa é mais uma das frentes nas quais as portas rápidas atuam para evitar as perdas nesse setor industrial. Elas tem uma alta velocidade de abertura e fechamento, suficiente apenas para que as pessoas possam atravessá-las com segurança, mas sem deixar o espaço aberto por um período maior do que o necessário e que seria uma brecha para a entrada de contaminação.

Quando são usadas portas convencionais, é comum que a pessoa passe por elas e acabe se esquecendo de fechar. Até mesmo por estar focada em suas atividades. As portas rápidas automatizadas eliminam o fator da falha humana para proporcionar um ambiente verdadeiramente controlado.

Limpeza

Existem normas e protocolos focados na higienização dos ambientes, superfícies e utensílios utilizados na indústria frio alimentar. Essa é mais uma medida para garantir que tudo esteja sempre livre de micro-organismos que possam ser transmitidos aos alimentos.

Assim, é essencial observar essas normas e sempre favorecer uma higienização eficiente. O que isso significa? Investir em estruturas que sejam uniformes para não acumular resíduos, por exemplo. Além de otimizar o tempo investido na limpeza, é uma maneira de garantir maior eficácia para esse processo.

As portas rápidas da Inovadoor estão todas em consonância com esse tipo de orientação. Além de terem a superfície uniforme e sem estruturas que poderiam acumular impurezas, o material com o qual são confeccionadas também é de fácil limpeza. Aliás, essa é uma questão que precisa ser observada especialmente nas portas, já que elas ficam parcialmente em contato com o ambiente externo.

Além disso, as nossas portas também possuem um aditivo antimicrobiano em sua composição, que serve para combater a formação de fungos.

Plano estratégico

Naturalmente, para evitar perdas, além de todos esses cuidados também é necessário um planejamento estratégico que ordene o fluxo dos produtos, alinhando o timing com o qual eles devem chegar em cada uma das etapas da cadeia. 

Uma indústria frio alimentar realmente eficiente é aquela que consegue coordenar essa parte estratégica com as questões mais técnicas e operacionais, evitando falhas em todos os âmbitos.

A Inovadoor está à disposição para ajudar a sua indústria a complementar a sua estratégia e evitar os prejuízos gerados pela perda de mercadorias. Temos um portfólio completo de produtos desenvolvidos especialmente para segmentos que exigem esse controle. Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas!

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter