Blog Inovadoor

Desafios do processo de higienização em frigoríficos

O processo de higienização em frigoríficos deve ser altamente cuidadoso para evitar qualquer comprometimento do produto final. Descubra quais são os principais desafios atrelados a ele e como contorná-los. 

As indústrias que trabalham com segmentos alimentícios, além de todos os desafios já inerentes ao fluxo industrial, ainda precisam ter um cuidado extra com a questão da higienização. A manipulação e processamento de alimentos precisa acontecer em ambientes e condições estéreis, tanto por questões de normas e legislações, quanto para garantir a segurança e qualidade do produto final. Por isso, o nosso assunto de hoje são os desafios do processo de higienização em frigoríficos.

Desafios no processo de higienização em frigoríficos

Os frigoríficos incluem todo o segmento industrial que se dedica à manipulação de alimentos refrigerados, que precisam ser processados dentro de condições controladas de temperatura e higiene dado o seu potencial de perecibilidade. 

Como esse tipo de produto é altamente suscetível a contaminações, a higienização é um processo fundamental, porém, desafiador na mesma medida. Aliás, a dificuldade já começa com as proporções da expectativa: o Brasil é um país que se destaca muito no setor do agronegócio, que está intrinsecamente relacionado à indústria frigorífica. Portanto, existe quase um dever de entregar um produto da mais alta qualidade. 

Veja a seguir quais são os maiores obstáculos a serem controlados no processo de higienização em frigoríficos.

Integração de toda a cadeia

O primeiro desafio é a integração do processo de higienização em toda a cadeia, que normalmente começa no campo e termina na mesa do consumidor. A indústria precisa ter um certo controle sobre as condições sanitárias até que o produto chegue às mãos do cliente final, mas isso envolve etapas que não são diretamente executadas por ela. 

Como garantir que todos os envolvidos na cadeia produtiva estejam respeitando as condições de assepsia adequadas? É por isso que a indústria deve buscar parceiros que priorizem sempre essa questão, para minimizar os riscos.

Atualizações na legislação sanitária

O processo de higienização de frigoríficos é regido por normativas sanitárias que estão se tornando cada vez mais rígidas. O que é um ponto bastante positivo, uma vez que contribui com a melhoria constante na qualidade do produto. No entanto, não se pode negar que manter os procedimentos sempre atualizados de acordo com as versões mais novas da legislação é também um desafio. É importante que a indústria esteja sempre atenta a todas as mudanças que ocorrem e o prazo para implementação.

Planejamento

A manutenção das condições sanitárias recomendadas é, antes de tudo, uma questão de planejamento interno. A indústria frigorífica precisa estabelecer procedimentos para que todas as etapas da cadeia de produção sejam executadas concomitantemente à higienização, de forma totalmente síncrona.

Preparo da equipe

De nada adianta a indústria ter um conhecimento pleno da legislação e construir um plano de ação eficiente nas questões higiênicas se quem está diretamente envolvido na manipulação do produto não estiver engajado. Por isso, outro desafio é preparar a equipe. Conscientizar todos os profissionais sobre a importância de seguir os padrões estabelecidos em suas atividades e capacitá-los para que saibam de que forma a sua função pode impactar no processo de higienização como um todo.

Quando o trabalhador tem uma visão exclusiva da sua tarefa, sem enxergar qual é a participação dela no todo e como ela influencia no produto que vai parar na mesa do consumidor, ele acaba negligenciando medidas importantes de segurança sanitária – porque não consegue mensurar essa importância.

Infraestrutura

A infraestrutura da indústria precisa oferecer as condições necessárias para a higienização em todos os processos. Aliás, as questões estruturais vão além disso: também é preciso ter um número suficiente de colaboradores, equipamentos adequados, os produtos químicos recomendados para cada etapa de higienização e assim por diante.

Acompanhamento

Uma vez que a indústria desenha todo o plano de higienização, designando o que deve ser feito, quem é responsável por cada atividade, qual o material necessário e todos os outros detalhes, o próximo desafio é o monitoramento da execução. É preciso fiscalizar constantemente se as determinações estão sendo cumpridas.

Como otimizar o processo de higienização em frigoríficos?

A boa notícia é que todos esses desafios apresentados podem ser contornados com a implementação de algumas medidas. A primeira delas é um bom planejamento, que tenha essa visão global do processo de higienização, colocando-o na perspectiva de toda a cadeia produtiva.

A partir desse planejamento, a indústria vai saber como atender a cada um dos critérios seguintes. Ou seja: como selecionar os melhores parceiros, como acompanhar as atualizações legislativas, como preparar a equipe, como melhorar a sua estrutura e assim por diante.

As portas da Inovadoor são recursos indispensáveis para melhorar o processo de higienização em frigoríficos. Elas são desenvolvidas especialmente para ambientes que exigem esse controle sanitário criterioso, portanto, facilitam todas as etapas de assepsia. Veja a seguir de que forma as nossas portas contribuem, na prática, com essa questão:

  • Todas as portas são fabricadas em material de fácil limpeza e com superfície perfeitamente lisa. Isso significa que a higienização da porta em si será mais fácil e eficiente;
  • A linha de portas rápidas automatizadas permitem que os colaboradores entrem nos ambientes sem que precisem tocar na porta. Muitos focos de contaminação acontecem quando a pessoa encosta em alguma superfície – mesmo que rapidamente – e tem contato com o produto sem ter higienizado as mãos;
  • As portas rápidas também auxiliam no controle de tráfego em áreas restritas da indústria;
  • Essas estruturas proporcionam uma alta vedação dos ambientes em que são instaladas, evitando as trocas de ar com o meio externo e, por consequência, minimizando a presença de micro-organismos e agentes contaminantes que poderiam sobreviver ao processo de higienização.

A Inovadoor sabe que uma boa infraestrutura para a indústria frigorífica vai muito além de garantir facilidades operacionais: é uma necessidade estratégica para que as empresas possam honrar o seu compromisso com a segurança dos produtos oferecidos ao consumidor.

Você tem uma indústria frigorífica? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como as nossas portas podem ajudar a superar os desafios de higienização!

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

601-Porta Rápida Isoclean AL

Porta Rápida para Área Limpa

601-Porta Rápida Isoclean AL

Porta Rápida para Área Limpa

617DZ-Porta Flexível para Doca Linha Fria

Porta Flexível para Doca Refrigerada

617DZ-Porta Flexível para Doca Linha Fria

Porta Flexível para Doca Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

617Z-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área Refrigerada

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

618-Porta Rápida Linha Fria

Porta Rápida para Área de Congelados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter