Blog Inovadoor

Armazenagem de grãos durante a super safra

Especialistas apontam para uma super safra de grãos no Brasil neste ano. Saiba como realizar a armazenagem de grãos corretamente.

As expectativas para o setor de agronegócio em 2021 são excelentes: o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo IBGE, estima que a safra nacional de grãos de 2021 deverá ser de 264,9 milhões de toneladas, o que representa um acréscimo de mais de 4% em relação à do ano passado. O destaque principal fica com a produção de soja, que deverá bater seu recorde com 131,8 milhões de toneladas. O desafio fica no armazenamento adequado desses grãos.

De acordo com especialistas, diversos fatores contribuíram para o desempenho das culturas e, por consequência, para uma super safra neste ano. Entre eles, estão o mercado aquecido, a alta do dólar e as condições climáticas que também contribuíram. E muito embora esse êxito seja positivo em termos de faturamento, ele também traz consigo um importante desafio a ser superado: armazenar corretamente esses grãos. Veja a seguir como as portas para moegas são imprescindíveis nessa tarefa.

Importância de armazenar corretamente os grãos

Com uma produção que excede as expectativas, é natural e esperado que os produtores não consigam comercializar toda a quantidade de grãos de uma única vez. Por isso, armazenar corretamente esse tipo de colheita é o que faz com que as suas propriedades sejam mantidas após as etapas de colheita e secagem. Assim, o produto não perde a possibilidade de ser vendido e nem mesmo o seu valor de mercado.

Dependendo do grão, se a armazenagem for adequada, ele pode permanecer por anos parado sem perder sua qualidade, propriedades nutricionais e valor. Por isso, saber como armazená-lo corretamente é essencial para que o desempenho da propriedade cresça a cada dia mais.

Como fazer essa armazenagem de forma adequada

Mas afinal, o que significa fazer um armazenamento adequado dos grãos? 

Para manter as propriedades desse produto e garantir que ele não perca a sua qualidade, a armazenagem deve mantê-lo totalmente livre de insetos, pragas e outros agentes invasores, submetido a uma temperatura de conservação ideal e livre da entrada de umidade.

As moegas são estruturas utilizadas a fim de receber e armazenar temporariamente os grãos até que eles avancem para a próxima etapa da cadeia. Para que elas sejam realmente eficientes no objetivo de manter esses grãos protegidos e seu valor preservado, as portas rápidas de dobras são uma excelente alternativa.

Importante ressaltar que esse cuidado na armazenagem não visa apenas ao objetivo de manter os grãos apropriados para a venda, também é uma questão de proteger a saúde dos trabalhadores que atuam no manejo deles. A poeira decorrente dos grãos, além de poluir o ar, também pode provocar problemas respiratórios como tosse e falta de ar. E se houver uma quantidade de grãos estragados, a poeira também pode se tornar altamente inflamável.

Portas rápidas de dobrar para armazenagem de grãos

As portas rápidas de dobrar para moegas são fabricadas em material de lona da mais alta qualidade e tem cintas de poliéster em seu mecanismo de abrir e fechar. Para que essa porta seja aberta, a lona é enrolada e fica dobrada logo acima do vão. A primeira vantagem dessa estrutura para o armazenamento de grãos é que ela consegue vedar completamente a moega, impedindo a troca de ar entre os lados de dentro e de fora. 

Essa vedação eficiente já resolve o problema da poeira oriunda dos grãos: enquanto a porta estiver fechada, ela não vai alcançar o ambiente externo, portanto, os funcionários que estiverem trabalhando por ali estão seguros. Além disso, essa propriedade de vedar completamente a moega também impossibilita que agentes invasores consigam entrar, mantém o isolamento térmico e evita a entrada de água e umidade. 

Isso significa que ao mesmo tempo em que a porta rápida de dobrar deixa os grãos isolados para manter suas propriedades originais, ela também protege as pessoas que estejam circulando pelo local, que não ficarão expostas à inalação da poeira.

A velocidade na qual esse modelo de porta opera é de 0,8 m/s. Assim, por abrir e fechar com bastante rapidez, mesmo quando a moega precisa ser aberta, a troca de ar vai ser minimizada. Se a porta utilizada for convencional, ela vai permanecer aberta por mais tempo, potencializando as chances de poluição do ar fora da moega e de contaminação do lado de dentro. 

Além disso, o material de lona com superfície totalmente uniforme também facilita a limpeza da porta, para que as condições de higiene sejam sempre mantidas. A necessidade de manutenção desse tipo de porta é bastante baixa, especialmente em comparação a modelos fabricados com materiais rígidos. E quando necessário, o valor da manutenção também é baixo. Ou seja, é uma alternativa com excelente custo/benefício para a armazenagem dos grãos.

Adequação à legislação

Se não bastassem todos os pontos positivos citados até aqui, as portas rápidas de dobrar modelo 701 também estão de acordo com o que prevê a legislação nesse âmbito. 

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é o órgão responsável por instituir políticas visando à proteção do meio ambiente. Em 2018, a entidade publicou a Resolução 491, estabelecendo padrões de qualidade do ar que devem ser respeitados pelas propriedades rurais e indústrias que emitem poluentes. As partículas de poeira dos grãos são consideradas poluidoras, por isso, as propriedades precisam, por lei, estabelecer um plano para controlar a sua emissão, a fim de contribuir com a manutenção de qualidade do ar.

Por isso, ao investir nas portas rápidas de dobrar, o produtor rural está unindo todos os elementos fundamentais no que tange à armazenagem de grãos:

  • Está mantendo os grãos bem protegidos e conservados enquanto ficam armazenados;
  • Promovendo a saúde e o bem-estar de todas as pessoas que circulam na propriedade;
  • Cumprindo a legislação vigente a respeito do tema.

Para saber mais a respeito dessas portas e do auxílio delas na armazenagem de grãos, entre em contato com a nossa equipe

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter