Blog Inovadoor

Eficiência energética na indústria frigorífica: saiba como alcançá-la

Aumentar a eficiência energética na indústria frigorífica é, sem dúvidas, uma missão desafiadora! Mas no artigo de hoje, trouxemos tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!

Eficiência é a palavra-chave em qualquer indústria. Estamos sempre em busca de otimizar os processos de uma forma sustentável, aumentando a produtividade e  consumindo o mínimo de recursos possível. A eficiência energética na indústria frigorífica é um ponto importante, afinal, os sistemas de refrigeração demandam um alto consumo, portanto, a procura por alternativas de otimização é constante. Confira tudo o que você precisa saber sobre esse tema a seguir!

Afinal, o que é eficiência energética?

Podemos entender o significado de eficiência energética sob duas perspectivas: conseguir gerar a mesma quantidade de energia utilizando menos recursos naturais ou obter o mesmo resultado em uma atividade com menos energia.

No caso das indústrias frigoríficas, a segunda abordagem é a que mais se aplica no dia a dia. Um bom exemplo de eficiência energética é utilizar menos energia para manter os sistemas de refrigeração funcionando adequadamente e, assim, conservar a mercadoria.

A fatura de energia elétrica é uma das despesas mais importantes para indústrias desses segmento. Justamente porque os sistemas de refrigeração são necessários e operam constantemente. Portanto, é natural que quem trabalha nesse setor busque estratégias para reduzir o consumo sem comprometer o resultado. A boa notícia é que isso é possível!

Importância da eficiência energética na indústria frigorífica

Investir em estratégias para melhorar a eficiência energética na indústria frigorífica não é apenas importante, como crucial! Os produtos desse ramo têm por característica básica a perecibilidade e a necessidade de se manterem em condições controladas de temperatura para que suas propriedades não sejam alteradas.

Ao alcançar a eficiência em termos de energia, o custo/benefício das operações será diretamente impactado, afinal, com uma despesa menor será possível manter os sistemas de refrigeração funcionando adequadamente e evitar que a mercadoria sofra qualquer tipo de comprometimento. Ou seja, ao mesmo tempo em que há uma diminuição do custo mensal, há também um incremento na qualidade do serviço.

Benefícios da eficiência energética em ambientes frigorificados

Na prática, o que acontece quando você finalmente consegue melhorar a eficiência energética no segmento frigorífico? Uma série de benefícios são perceptíveis:

  • Redução no custo mensal de energia elétrica, assim, essa diferença pode ser usada em investimentos que ampliem o negócio ou mesmo para melhorar a reserva financeira da empresa;
  • Diminuição do impacto do aumento da tarifa de energia elétrica – que é bastante frequente – no orçamento;
  • Aumento da competitividade da empresa, o que faz toda a diferença em um mercado cada vez mais concorrido;
  • Diminuição do impacto ambiental gerado pelas atividades da empresa, um fator que agrega valor à marca perante os seus clientes, fornecedores, parceiros e demais stakeholders;
  • Redução dos custos de manutenção dos sistemas de refrigeração;
  • Diminuição das perdas em instalações elétricas e equipamentos conectados a elas.

O que parece apenas um detalhe, na verdade, é um pilar estratégico! Pelos benefícios citados acima, fica claro que a empresa que se preocupa em melhorar a eficiência energética reduz seus custos operacionais, aumenta a produtividade e ainda agrega valor à marca, três fatores básicos de posicionamento de mercado.

Como melhorar a eficiência energética na indústria frigorífica?

Se você chegou até aqui, já se convenceu da importância de tornar a sua empresa mais eficiente energeticamente falando. Mas como fazer isso? A seguir, confira algumas dicas para colocar em prática!

Portas rápidas

Indústrias frigoríficas que ainda utilizam portas convencionais podem começar substituindo-as por portas rápidas. A primeira vantagem delas é serem projetadas para abrir e fechar em poucos segundos. Isso significa que ficam abertas pelo tempo mínimo necessário para a passagem dos colaboradores e cargas. Assim, reduzem a troca de ar e de temperatura entre o ambiente interno e externo, evitando que o sistema de refrigeração se sobrecarregue para manter a temperatura adequada.

Outro benefício é que as portas rápidas desenvolvidas para indústrias frigoríficas também possuem um alto potencial de vedação. A troca de ar por pequenas frestas, que acontece com as portas tradicionais, pode parecer imperceptível. No entanto, ao longo do tempo, vai impactar no gasto de energia.

A Inovadoor foi a responsável pela instalação de portas rápidas na Friozem, uma das maiores empresas do mundo de armazenamento frigorífico, que estava em busca de melhorar a eficiência das suas operações. Com esse projeto de substituição das portas, a empresa teve uma economia aproximada de 12% na conta de luz, reduzindo drasticamente os desperdícios com eletricidade.

Outro case de sucesso que ilustra bem o impacto das portas rápidas na eficiência energética é o da Mega G, uma distribuidora de alimentos. Ao investir nesse tipo de porta, foi notável a melhoria na vedação, na agilidade do sistema de abertura e fechamento, além da redução significativa nas trocas térmicas.

A equipe da Inovadoor está preparada para oferecer uma consultoria para as empresas, ou seja, analisar o layout, a rotina, as demandas e as principais queixas para fazer um projeto personalizado de troca de portas. Assim, atuamos diretamente no aumento da eficiência energética dos nossos clientes!

Outras boas práticas em prol da eficiência energética na indústria frigorífica

Existem outras medidas que também podem auxiliar a sua indústria a reduzir o consumo de energia sem alterar os resultados:

  • Investir em fontes de energia alternativas;
  • Manter as manutenções preventivas das máquinas e equipamentos sempre em dia;
  • Substituir geradores e transformadores muito antigos;
  • Setorizar a iluminação e optar pela instalação de circuitos independentes em cada setor;
  • Aproveitar ao máximo a luz natural;
  • Investir em lâmpadas de 200 lux para câmaras frias, sistemas de resfriamento e refrigeradores.

É a soma de diversas iniciativas que vai trazer resultados significativos. Ah, e não se esqueça de envolver todos os colaboradores neste projeto de economia.

Conte conosco para a instalação de portas rápidas que vão elevar a eficiência energética na sua indústria! Entre em contato com o nosso time e conheça todas as opções.

Inovadoor

Inovadoor

A Inovadoor é uma indústria especializada na fabricação de portas industriais.

Conteúdos relacionados

Produtos relacionados

NEWS

Receba em primeira mão novidades na

nossa newsletter